O jardim, seja com plantas, móveis ou espaço livre, é uma área muito ampla para decoração. Com a pandemia, período em que muitos precisaram ficar em casa, o jardim passou a ser cada vez mais valorizado. Em entrevista exclusiva para a AnaMaria Digital, os fundadores da Eco Flame Garden, empresa especializada na criação e venda de móveis para jardim, falaram sobre tendências, sustentabilidade e momentos que só o jardim e a sensação de estar na natureza podem proporcionar.
Com o “Lifestyle Outdoor” do jardim como essência da marca, a Eco Flame Garden foi fundada em 2020 por Rubens Stuque e Mateus Ferrareto, que tiveram a ideia com a drástica mudança de comportamento das pessoas durante o lockdown. “A pandemia fez as pessoas mudarem. A percepção que elas têm sobre as coisas é o que de fato importa, parar de valorizar tanto o bem material e começar a valorizar mais o convívio com as pessoas, momentos em família e entre amigos. Essa é uma lição que a gente aprendeu aqui, meio que na marra. As pessoas começaram a valorizar as pequenas coisas”, afirmou um dos criadores.
Misturando conforto com materiais resistentes que podem molhar e tomar sol, a nova tendência para o mercado mobiliário do jardim promete ser um meio termo entre extremos, como explicaram os donos: “Desde o momento da pandemia, o jardim está mais dentro de casa do que estava antes, então as pessoas estão investindo mais nisso e eu acho que até a tendência mais próxima que vai acontecer é trazer o jardim para dentro de casa, com móveis que fazem um link do interno com o externo”.
A empresa de móveis de jardim, que vai lançar uma nova linha de acessórios outdoor em março, promete abranger até mesmo os apartamentos. “A gente está desenhando uma linha que vai lançar agora em março, que é a linha para varanda. Então, por mais que a pessoa não tenha um espaço gigantesco para ter aqueles móveis grandes, a gente desenhou uma linha que vai desde tapetes de ioga até centros de meditação. Aquele canto que faz a gente realmente se conectar com o momento presente, que eu acho que é o que o jardim proporciona”, contou o sócio.
SUSTENTABILIDADE NA DECORAÇÃO DE JARDIM
Os fundadores da Eco Flame Garden, que mantêm conversas com o Pinterest para ficar de olho nas tendências de busca de decoração de jardim, também fecharam parcerias com organizações sustentáveis, como o Projeto Tamar. “Muitas pensam que é o canudinho que mata a tartaruga. Só que isso representa muito pouco. O que de fato mata a tartaruga são as redes de pesca fantasma, muitas vezes provenientes da pesca industrial”, contaram os donos, que usam as redes de pesca retiradas do mar como enchimento dos pufes vendidos na loja de móveis de jardim.
Com todo o lucro da linha em parceria doado para o próprio Projeto Tamar, eles ressaltaram que a sustentabilidade da loja não é apenas divulgação: “O objetivo de fazer uma parceria não é só usar o nome em troca de uma comissão ou um bônus, pagando um percentual sobre as vendas deles. É trazer o propósito de fato e entender como funciona cada instituição e ajudar na resolução do problema ou criar algo que faça sentido”.
A marca de móveis de jardim, que hoje trabalha apenas no meio virtual, promete abrir no início de março uma loja conceito na cidade de São Paulo. “A gente não vende um produto, a gente vende a experiência”, explicaram os fundadores. Com o objetivo de proporcionar experiências sensoriais por meio da decoração de jardim, Mateus e Rubens garantiram que o local vai ser totalmente diferente do que existe no mercado da arquitetura paulista e, até, do Brasil.