As folhas começam a cair e o clima ameno toma conta da paisagem. É o outono dando as caras e, com ele, surgem novas necessidades para as plantas dentro e fora de casa. Entre março e junho, elas entram em ritmo de hibernação, o que significa que crescem mais devagar e precisam de cuidados adaptados.
A paisagista Renata Guastelli lista 5 orientações simples para manter suas plantas saudáveis e lindas durante toda a estação. Confira:
1. Poda leve para ajudar na hibernação
Durante o outono, as plantas armazenam energia e entram em uma espécie de descanso. É hora de fazer uma poda leve, retirando folhas secas, galhos quebrados e ramos amarelados. Se tiver jardim com grama, limpe também as folhas caídas. Isso fortalece a planta e prepara o solo para a próxima estação.
2. Adube a cada 20 dias
A adubação continua importante no outono. O ideal é usar fertilizantes adequados para cada tipo de planta (flores, folhagens ou hortaliças), preferencialmente orgânicos ou com húmus de minhoca, que ajudam a manter o solo úmido. Faça a aplicação a cada 20 dias para garantir o equilíbrio dos nutrientes.
3. Regas mais espaçadas
Com as temperaturas mais amenas, as plantas precisam de menos água. Regue apenas quando o solo estiver seco ao toque. A dica é colocar o dedo na terra: se ainda estiver úmida, não precisa regar. Evite molhar à noite, pois o frio pode prejudicar as raízes.
4. Atenção ao clima
Os dias de outono podem ser quentes, mas as noites costumam ser bem frias. Essa variação de temperatura pode causar danos em plantas sensíveis. Se possível, mantenha-as protegidas de correntes de ar e evite mudanças bruscas de ambiente.
5. O que plantar nesta estação?
Nem todas as espécies gostam de frio, mas algumas se dão muito bem no outono! Para hortas, aposte em cenoura, alface, couve, manjericão, sálvia e tomate. Já para quem ama flores e árvores, boas escolhas são camélia, azaleia, pinheiro, buchinho, spatódea, plátanos e liquidambar.
Cultive em casa: plantas que ajudam a afastar o mosquito da dengue
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue aumentaram mais de 445% em relação ao ano passado, com mais de 740 mil registros só em 2024. Por isso, qualquer ajuda é bem-vinda, inclusive, das plantas! Alguns aromas interferem no olfato dos insetos, dificultando que eles encontrem humanos para picar.
Veja quais plantas podem ajudar:
- Sálvia: rica em cineol, borneol e tujona, é repelente natural e ainda tem propriedades antioxidantes.
- Melissa (erva-cidreira): seus óleos ajudam a acalmar e também afastam insetos.
- Citronela: muito usada em velas e loções, tem forte ação repelente graças ao citronelol e geraniol.
- Manjericão: fácil de cultivar, o aroma forte incomoda os mosquitos.
- Lavanda: além de relaxante, espanta pernilongos com seu linalol natural.
Resumo:
No outono, as plantas entram em ritmo mais lento e precisam de poda, menos rega e proteção contra o frio. É possível plantar hortaliças e flores que se adaptam à estação. E, como bônus, algumas plantas ajudam a afastar o mosquito da dengue de forma natural e perfumada.