O box de banho é uma peça que acumula muita sujeira, pois fica exposto a gorduras, células do corpo e resquícios de produtos de beleza.
Por isso, para manter a peça em bom estado é preciso criar uma rotina de limpeza.
Mas tem um jeito certo de cuidar do box para que ele não estrague? Tem sim!
O técnico e designer de interiores formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo da Ideia Glass, Érico Miguel, bateu um papo com AnaMaria Digital e listou seis dicas que vão ajudar a manter o box de banho sempre limpinho. Confira.
LADO CERTO DA ESPONJA
Esfregar os vidros e ferragens do box de banho somente com o lado macio da esponja é regra.
“Um dos erros mais comuns ao fazer a limpeza do box é querer esfregar aquela sujeira mais difícil de sair com o lado áspero da esponja. Ele pode até tirar a sujeira, mas deixará riscos visíveis nos vidros e roldanas, o que irá estragar a peça e a decoração do ambiente”, explica Érico.
O profissional indica ter como auxílio panos ideias para este tipo de limpeza. “Em uma sujeira muito difícil de limpar, o ideal é passar a esponja apenas com sabão neutro e água e depois, se for necessário, esfregar o local com um pano macio”, complementa.
ÁGUA QUENTE
Para remover aquelas manchas causadas pelo gordura e que ficam impregnadas no vidro do box, a água quente pode ser uma grande aliada.
Érico explica que o primeiro passo é jogar a água em todo o local engordurado para que a sujeira comece a derreter. “Depois é só esfregar o local com sabão neutro e finalizar com uma segunda rajada de água quente”.
O importante é sempre secar os vidros e as roldanas após a lavagem para que não fiquem manchas nas peças.
MISTURINHA AMIGA
Além do sabão neutro, o vinagre costuma ser um produto bastante eficiente para tirar aquelas manchas mais difíceis.
O especialista faz um alerta: “Nas roldanas, o ideal é manter a limpeza apenas com água e sabão. Qualquer outro tipo de produto pode estragar a ferragem.”
Anote a misturinha:
- 1 colher de sopa de vinagre branco;
- 200 ml de álcool;
- 250 ml de água.
Basta colocar todos os ingredientes em um recipiente e utilizar uma esponja macia para espalhar a mistura no box de banho. Após esfregar tudo, é só jogar água quente em abundância e secar a superfície com um pano ou rodo.
TRANSPARÊNCIA PROLONGADA
De que adianta limpar, esfregar e enxaguar se na hora do banho vai embaçar tudo?!
Para que isso não aconteça e o box de banho fique com a aparência de limpo, Érico indica o uso de produtos com ação antiembaçante.
“Aquele visual embaçado pode se prolongar por horas se o ambiente for fechado, o que pode causar um odor ruim no banheiro, além de uma aparência pouco atrativa. Os produtos antiembaçantes costumam ser bastante eficientes, por isso devem estar presente no material de limpeza”, aconselha.
ROTINA DE LIMPEZA
Por último, mas não menos importante, a dica é criar uma rotina de limpeza para que a sujeira não fique impregnada no vidro e ferragem do box.
“O correto é que seja feita uma limpeza mais básica todos os dias. Os próprios moradores da casa podem jogar a água quente do chuveiro nas peças após o banho para tirar os resíduos de produtos e sujeiras”, indica o especialista. Já a limpeza mais pesada pode ser programada para cada 15 dias.