Viver em um apartamento pequeno tornou-se uma realidade cada vez mais comum nas grandes cidades. Seja por motivos financeiros ou pela praticidade de morar em locais mais compactos e centrais, muitas pessoas têm optado por imóveis com metragem reduzida.
No entanto, o espaço limitado costuma ser associado à ideia de desconforto e limitação. Mas isso isso não precisa ser verdade. É quando surge o desafio de adaptar o espaço disponível sem abrir mão do conforto e da funcionalidade.
Afinal, como criar ambientes aconchegantes e práticos quando cada metro quadrado conta? Hoje, com o crescimento do mercado imobiliário de apartamentos menores, surgem soluções criativas que facilitam essa equação, sobretudo para um apartamento pequeno.
Ou seja, a ideia de que um imóvel menor não oferece estrutura confortável para as atividades do dia a dia é passado”. A arquiteta Júlia Guadix, especialista em projetos para espaços pequenos e à frente do Studio Guadix, confirma: “Viver em um apartamento pequeno deixou de ser motivo de preocupação”.
Como otimizar espaço em apartamento pequeno?
Para Júlia, a chave para o sucesso está em unir funcionalidade e estética por meio de móveis polivalentes e aproveitamento inteligente da verticalidade e iluminação. “Esses fatores me conduzem para desenvolver soluções criativas para maximizar o aproveitamento do espaço”.
Ainda de acordo com a especialista, é possível utilizar dicas simples e criativas para otimizar espaço em apartamento pequeno. Isso, claro, respeitando as individualidades: “Equilibrando as expectativas dos moradores no que diz respeito à composição dos ambientes, área de armazenamento, o estilo pretendido para o décor e a superação dos limites impostos pela metragem reduzida”.
1. Lavanderia oculta na marcenaria multifuncional
Em apartamento pequeno, uma das principais dificuldades é encontrar espaço para a lavanderia. Júlia traz uma solução inteligente: integrar a máquina de lavar na marcenaria da cozinha. Nesse studio de 37m², o intuito era permitir que o morador lavasse suas roupas no conforto de casa, sem depender da área de uso comum.
“No geral as máquinas apresentam medidas de 65×65 cm, mas nesse caso optamos por um modelo de 60×60 cm, pois, nesse projeto, cada centímetro faz diferença”, destaca.
2. Estrutura giratória para TV
Para quem mora em um ambiente com planta aberta, otimizar o espaço significa muitas vezes encontrar maneiras criativas de dividir os ambientes sem comprometer a circulação ou a estética. Uma das soluções é o uso de uma estrutura giratória para a TV, que pode ser ajustada para diferentes ângulos de visão, atendendo tanto à área social quanto ao dormitório.
3 – Divisórias que não ocupam espaço
Ainda no mesmo projeto, a separação de ambientes também se destaca. Em muitos casos, as portas comuns atrapalham a circulação ou roubam espaço valioso. Neste caso, ela sugeriu o uso de portas-camarão de serralheria, que, além de bonitas, ocupam pouco espaço quando abertas.
4 – Circulação inteligente no dormitório
Mesmo em ambientes reduzidos, é possível criar espaços de circulação adequados. No mesmo apartamento pequeno, de 37 m², a arquiteta encontrou uma solução ao posicionar a cama queen size de maneira estratégica, criando três corredores ao seu redor: um de 57 cm para a varanda, outro de 64 cm para o banheiro e um terceiro de 58 cm, que permite a abertura das portas dos armários.
5 – Espelho funcional com iluminação Slim
O banheiro de um apartamento pequeno também merece atenção especial. Para Júlia Guadix, o espelho desempenha um papel funcional, integrando um armário com bom espaço de armazenamento. “E como o studio conta com apenas um banheiro, que também será utilizado pelas visitas, não é ideal deixar tudo à mostra”, acrescenta.
Já a iluminação slim, embutida na volta do espelho, facilita a maquiagem e o momento de se barbear.