Ao longo dos seus 40 anos de carreira, Madonna protagonizou uma série de momentos marcantes, tanto para ela quanto para a história da música. No próximo sábado (4), ela terá mais um feito: um show histórico na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Já para entrar no clima do evento, reunimos 10 momentos inesquecíveis da carreira da artista para você relembrar, confira!
LUTA CONTRA O HIV E O PRECONCEITO
Nos anos 1990, o HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana e causador da aids, era amplamente cercado por estigmas e tabus, sendo conhecido como “doença gay”, termo muito utilizado em manifestações homofóbicas e anti-LGBT.
Já uma estrela da época, Madonna não se esquivou da luta contra esse preconceito. Para apoiar a comunidade e levar informação para a população, a cantora contratou dançarinos abertamente gays e criou uma campanha sobre o assunto.
A cantora, até os dias de hoje, fala sobre a doença em seus show. Durante as apresentações da “Celebration Tour”, atual turnê que trará para o Brasil, ela exibe fotos de amigos e personalidades que morreram vítimas da doença.
Pra quem não tá ligado, tem uma parte do show da Madonna que ela homenageia os seus amigos que morreram em decorrência de complicação da AIDS.
É sem dúvida uma das partes mais emocionantes da Celebration Tour. Achei muito foda ela colocar nossos ídolos nacionais nessa hora! pic.twitter.com/a4cDpjUFGp
— COBAT (@artcobat) May 2, 2024
MODA COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO
A artista, ao longo da sua carreira, foi expoente em diversos movimentos, entre eles, está o uso da moda como forma de manifestação política e cultural. Em sua turnê Blond Ambition, de 1990, Madonna explorou como tema principal dos shows a sexualidade da mulher. Para isso, a moda foi uma das suas grandes aliadas.
Foi nesta turnê que a artista surgiu usando o sutiã de cone, desenhado pelo estilista Jean-Paul Gaultier, que se tornou emblemático e umas das suas assinaturas visuais. A influência da peça é tão grande que até hoje é referência de outras artistas como Ariana Grande, Katy Perry e Lady Gaga.
Imagina ter só 8 anos de carreira e servir uma turnê tão icônica como a Blond Ambition. Madonna, você sabe que fez história.
— Paulo Vitor (@im_paulovx) December 10, 2023
MADONNA MULTIFACETADA
A artista mostra sua potência não só como cantora: ela se destaca também como atriz. Madonna, além das músicas, coleciona uma série de filmes em seu currículo. Em 1985, ela estreou no cinema como Susan em “Procura-se Susan Desesperadamente”, no qual protagonizou com Rosanna Arquette.
Ela ainda esteve em “Shangai Surprise” (1986), no qual trabalhou com Sean Penn, com quem ficou casada de 1985 a 1989, e “Quem É Essa Garota?” (1987), que consagrou a canção-tema no topo das paradas.
Além disso, ela quase foi a mulher-gato. Antes do papel ser oferecido para Michelle Pfeiffer em “Batman, o retorno” (1992), a artista foi inicialmente cotada para a personagem. Mas, devido às suas exigências, ela não estrelou o filme de super-herói.
Mas foi em 1997 que ela foi reconhecida pela crítica por seu primeiro papel dramático, na adaptação de Andrew Lloyd Weber do musical Evita. O longa conta a história da primeira dama argentina, Eva Perón, que impressionou com sua atuação, que lhe rendeu um Globo de Ouro.
E Madonna se apaixonou pelas telonas. Ao todo, a artista já gravou vinte e seis longas-metragens, nove curtas-metragens, três peças teatrais e apareceu em diversos comerciais e episódios televisivos.
Além disso, ela gosta dos bastidores também. Em 2012, estreou como diretora de “W.E. – O romance do século”, que conta a história do rei Eduardo VIII, que abdicou do trono para se casar com a atriz americana Wallis Simpson, em 1936.
Acredita que ela deve continuar trabalhando com cinema após a “Celebration Tour”. Boatos indicam que Madonna deverá se dedicar ao roteiro e à direção da cinebiografia da própria carreira.
LUTA PELA LIBERDADE DAS MULHERES
Madonna não se deu por satisfeita após a turnê Blond Ambition e seguiu lutando pela liberdade das mulheres. Em 1992, ela lançou o CD Erótica e do livro Sex, os quais tinham como bandeira a luta para que as mulheres pudessem expressar sua sexualidade abertamente, assim como os homens sempre puderam.
Assim, com um conteúdo erótico e ousado, ela tratou da sua auto-expressão sexual e tinha também uma alter-ego Dita Parlo. Na época, as produções geraram inúmeros debates, mas foi fundamental para abrir portas para que outros artistas pudessem retratar a sexualidade abertamente em seus trabalhados.
BEIJO DA MADONNA NO VMA
E por falar em sexualidade, em 2003, a Rainha do Pop novamente olhou para a diversidade sexual. Isso porque na premiação internacional, Video Music Awards (VMA), ela recriou a performance de Like a Virgin, feita no mesmo evento em 1984. Dessa vez, ela estava acompanhada de Britney Spears e Christina Aguilera.
Mais ousada do que nunca, ao final da performance, Madonna beijou as duas cantoras na boca e o momento se tornou um dos mais memoráveis da premiação ao destacar o público LGBTQIAP+.
Mesmo histórico, poucas pessoas sabem que, na verdade, a cantora queria que o beijo fosse protagonizado por ela e Jennifer Lopez.
LUTA PELA LIBERDADE SEXUAL E VIDEOCLIPE BANIDO
Madonna, por vários momentos ao longo da sua carreira, trouxe seus holofotes para as questões da liberdade e diversidade sexual. Em 1991, teve videoclipe da música “Justify My Love” , banido da MTV.
Acontece que a produção apresentava sensualidade, androginia, bissexualidade e sadomasoquismo, uma combinação que não foi bem recebida pela emissora naquele período.
Porém, o vídeo não foi esquecido. Divulgado na programação noturna da ABC e vendido em VHS, ele conquistou o primeiro lugar de vendas na época.
A cantora fez questão de questionar o banimento. Aos chefões da mídia na época, sua principal pergunta foi: por qual razão a degradação do sexo feminino e violência contra a mulher são liberadas pela TV, mas casais de mesmo sexo devem ser censurados? Mostrando que Rainha que é Rainha não baixa a cabeça.
PRIMEIRA BUNDA DA HISTÓRIA
Pioneira! Com 40 anos de carreira, Madonna reúne diversos feitos marcantes. Na primeira edição do VMA, em 1984, um desses acontecimentos foi um tanto quanto inusitado.
Para sua apresentação de “Like a Virgin”, Madonna surgiu no palco no vestido de noiva e o cenário da apresentação contava com um gigantesco bolo de casamento.
Ao descer os degraus do palco, a cantora perdeu um dos sapatos, e o problema principal não foi esse: tentando disfarçar o imprevisto, seus os movimentos acabaram levantando a saia do vestido e sua calcinha apareceu.
“Ao contrário de hoje em dia, naquele tempo quem queria fazer sucesso não mostrava a bunda”, brincou Madonna em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon. Ela também revelou que, na época, seu empresário ficou enfurecido com o ocorrido e, ao sair do palco, disse: “sua carreira acaba de acabar”. Mal sabia ele que era só o começo.
INCIDENTE NO PALCO
Infelizmente o sapato perdido não foi o único momento de aflição que a cantora teve no palco. Em 2015, durante sua apresentação da música “Living for Love” no British Music Awards. Ela usou uma capa Armani amarrada ao seu pescoço com um leve nó.
No show a ideia era que, como parte da coreografia, as bailarinas puxariam a capa de Madonna, revelando o look de toureiro por baixo. Só que a artista não conseguiu desfazer o nó a tempo e acabou caindo brutalmente no chão. Apesar do susto, ela rapidamente sacudiu a poeira, levantou-se, e voltou a cantar.
PRIMEIRA VEZ DA MADONNA NO BRASIL
Perto de marcar a história das areias de Copacabana, essa não será a primeira vez de Madonna no Brasil. Em 1993, em turnê, a cantora também balançou as estruturas do Rio de Janeiro.
Há quase 31 anos Madonna vinha ao Brasil pela primeira vez com a turnê de “The Girlie Show”.#TheGirlieShow #31Anos #PrimeiraVez #MadonnaNoBrasil
.
.
…. pic.twitter.com/RTH2cAjWnS— Publicados Brasil (@publicados01) May 1, 2024
Ela reuniu 120 mil pessoas no Maracanã, que depois da reforma de 2016 agora comporta pouco mais de 70 mil pessoas, e fez um show histórico, sendo o maior show da artista no Brasil até hoje. Na época, ela brincou com a plateia chamando todo mundo de “bunda suja”.
PREMIADA
Uma trajetória cheia de conquistas é digna de reconhecimento, não é mesmo? Madonna acumula mais de 300 prêmios entre Grammys e MTV Awards.
5 cabelos icônicos da Madonna desde 1984