O Instagram, TikTok ou X se tornaram uma extensão da vida real. Hoje, mais do que um espaço para compartilharmos conquistas e momentos, essas redes viraram um ambiente tentador para desabafos. Porém, com a fronteira entre vida social e mundo corporativo cada vez mais difusa, surge uma dúvida comum: falar mal da empresa (ou do chefe) nas redes sociais é falta grave? Existe uma “etiqueta online”?
“A forma como você se comporta nas redes ou até mesmo no grupo da empresa no WhatsApp constrói sua marca pessoal todos os dias”, afirma Ana Paula Rodrigues, Arquiteta de Marca Pessoal & Influência no LinkedIn. Não é sobre censura, é sobre consciência e bom senso. “Como você se expressa revela quem você é – e o mercado observa isso constantemente”, complementa.

O desabafo certo, no lugar errado
A digital influencer Rafaella Jayme foi demitida depois de desabafar com os seguidores de suas redes sociais. Em meio a uma crise de ansiedade, causada pela sobrecarga de trabalho, a influenciadora compartilhou sua insatisfação com seus mais de 9 mil seguidores. De acordo com Rafaella, apesar de não citar o nome da empresa, o vídeo chegou até os supervisores e ela foi demitida.
“Em nenhum momento pensei em falar sobre a demissão publicamente, mas, como o vídeo viralizou, senti que precisava conversar com vocês sobre a importância de não se autoexpor. Aprendi que o erro não foi de quem compartilhou o vídeo com a minha chefe e, sim, meu, por dividir minha vida pessoal com pessoas que não conheço”, relatou Rafaella em suas redes sociais.
Afinal, falar mal da empresa pode gerar justa causa?
Depende. Mesmo em grupo fechado de WhatsApp, mensagens ofensivas sobre a empresa ou colegas podem ser consideradas falta grave e gerar justa causa. “O que vale é o conteúdo e o impacto da fala. Se for desrespeitosa e prejudicial à imagem da empresa e de seus integrantes, pode haver punição”, explica Melina de Pieri Simão, especialista da área trabalhista do escritório Finocchio & Ustra Sociedade de Advogados.
No caso de postagens nas redes sociais, se tiverem conteúdo ofensivo e causarem danos à empresa ou a outros funcionários, pode haver penalidade mesmo fora do expediente ou em perfil fechado. Nesse caso, a empresa precisa provar que a publicação existiu e que foi grave o bastante para quebrar a confiança naquele empregado.

Use as redes sociais a favor da sua carreira!
Se você não abre mão de compartilhar detalhes da sua vida pessoal nas redes sociais, mantenha um perfil fechado e restrito a amigos e familiares íntimos. Contudo, vale destacar que isso não impede completamente repercussões negativas. Basta uma pessoa printar uma publicação e repassá-la a outras para que você perca o controle da distribuição do que publicou.
Etiqueta do bom senso
- Alinhe com seu gestor antes de falar da empresa publicamente;
- Não compartilhe conteúdos de bastidores, como reuniões, documentos ou conversas internas sem ter autorização;
- Use linguagem adequada: palavrões e polêmicas reduzem sua credibilidade;
- Evite postagens ofensivas ou radicais em temas sensíveis se não estiver preparada para lidar com os impactos;
- Faltou no trabalho? Cuidado para não expor seu dia off e ficar mal vista.
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A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (18 de abril). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.