No ambiente corporativo, a atenção à etiqueta profissional é muitas vezes considerada uma formalidade sendo deixada de lado por diversos profissionais. Mas, esses comportamentos são cruciais não apenas para a manutenção do emprego, como também para o crescimento profissional dentro da empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Você S/A, 87% das demissões atuais são motivadas por problemas comportamentais no trabalho, enquanto apenas 13% ocorrem devido a questões técnicas.
Entre as principais inadequações apontadas estão a falta de gestão de tempo e de autocontrole, e a resistência a mudanças. Esses fatores têm sido identificados como causas frequentes para a dispensa de empregados e mostram como atitudes inadequadas podem impactar diretamente na carreira de um indivíduo.
9 quesitos da etiqueta profissional
A falta de educação, ética profissional e comportamento inadequado explicam por que profissionais tecnicamente competentes acabam sendo demitidos, enquanto outros, mesmo que menos qualificados, permanecem na empresa, alcançando promoções e melhores oportunidades.
Por isso, a preocupação com a etiqueta profissional deve ser envolver todos os níveis da organização e ser uma prioridade independente do cargo que a pessoa ocupa. Mas, você sabe se comportar no trabalho? Veja a seguir se cumpre os pré-requisitos para um comportamento profissional exemplar:
Pontualidade
Chegar no horário é essencial no ambiente empresarial. A pontualidade demonstra comprometimento e responsabilidade. Organize-se para estar sempre no horário além de cumprir prazos. Caso perceba que haverá um atraso, informe antecipadamente.
Aparência pessoal
A vestimenta e higiene pessoal são importantes e prezar por elas não é apenas uma questão de vaidade. Uma boa apresentação reflete cuidado consigo mesmo e transmite profissionalismo. Desleixo na aparência pode aparentar desorganização emocional e psicológica.
Simpatia e cordialidade
A primeira impressão é crucial sim. Seja sempre cordial e prestativo desde o primeiro contato. Saiba ouvir e falar no momento adequado, mantendo sempre uma postura amigável. Evite brincadeiras excessivas, pois isso pode ser mal interpretado.
Educação
Boas maneiras são sempre bem-vindas. Peça licença ao entrar em um local, cumprimente as pessoas presentes e só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro. Sente-se apenas se for convidado.
Conhecimento da empresa
Busque conhecer o código de ética e conduta da empresa onde trabalha. Saber essas informações ajuda a alinhar seu comportamento com as expectativas da organização e ter uma boa etiqueta profissional.
Organização
Facilite o seu trabalho e o dos outros, mantenha seu espaço de trabalho organizado. Planeje seu tempo adequadamente e mantenha documentos físicos e digitais bem organizados para fácil acesso por qualquer membro da equipe.
Uso moderado do celular
Evite usar o celular para chamadas pessoais durante o trabalho. Se necessário atender alguma demanda, vá a um local privado. Busque manter o celular no modo silencioso e cuide ao acessar redes sociais durante o expediente.
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Diferenciação entre amizades e colegas
O provérbio “amigos, amigos, negócios à parte” não existe por acaso: é importante distinguir amigos de colegas de trabalho no ambiente corporativo. Isso facilita na hora de realizar cobranças ou dar feedbacks. Evite discussões pessoais ou fofocas, que não combinam com um ambiente profissional.
Escuta ativa
Tenha flexibilidade diante de imprevistos e ouça as opiniões dos outros, mesmo quando divergentes. Busque sempre um ponto comum, saiba argumentar e ceder quando necessário. Mostre atenção às falas dos colegas e evite distrações durante conversas importantes.
Adotar esses comportamentos de etiqueta profissional pode não apenas garantir sua permanência na empresa, mas também abrir portas para novas oportunidades de crescimento profissional.
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