O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece aos beneficiários a possibilidade de acompanhar o status de seus benefícios de forma gratuita, utilizando apenas o número do CPF. Esse serviço pode ser acessado via internet, aplicativo móvel ou por meio de uma central de atendimento. Os benefícios pagos pelo INSS incluem aposentadorias, pensões, abonos salariais e auxílios sociais, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Passo a passo para consultar o benefício do INSS
É possível verificar a situação do benefício do INSS de formas variadas, todas sem custo para o cidadão. Veja como fazer isso através dos canais disponíveis:
Quais são os métodos disponíveis para consultar o INSS?
Os beneficiários têm três principais opções para acessar informações sobre seus benefícios: pela internet, através do aplicativo ‘Meu INSS’ e pelo telefone. Veja o detalhamento de cada um:
- Pela Internet: Acesse o portal ou o aplicativo ‘Meu INSS’; faça login usando o CPF na conta Gov.br; no menu principal, busque pelo serviço “Consultar Pedidos” e clique em “Detalhar” no processo desejado.
- Pelo Telefone: Ligue para o número 135 e solicite ao atendente a verificação da situação do seu pedido.
É fundamental manter o cadastro atualizado e acompanhar a resposta do INSS, que normalmente ocorre em até 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, em casos justificáveis. A falta de ação pode resultar em problemas, como o recebimento de valores incorretos ou até mesmo o cancelamento do pedido.
Como descobrir a data de pagamento do INSS?
Para saber o dia do pagamento do INSS, o beneficiário precisa do seu número de benefício, composto por 10 dígitos. O último número antes do dígito verificador indica o dia do pagamento. Por exemplo, para o número “123456789-0”, o dígito relevante seria o 9.
Outra opção é acessar o extrato mensal por meio do portal ou aplicativo ‘Meu INSS’, onde essas informações também estão disponíveis.
Consulta de valores a receber
Os aposentados e pensionistas também podem verificar os valores de seus benefícios. Isso pode ser realizado através do aplicativo ‘Meu INSS’, pelo site meu.inss.gov.br ou telefonando para o número 135. O atendimento via telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, e requer a confirmação de dados cadastrais juntamente com o CPF.