Anitta está promovendo seu novo álbum, ‘Funk Generation‘, em eventos internacionais. E não é só o talento musical dela que vêm chamando atenção: na última quinta-feira (25), ela virou assunto ao falar italiano em uma entrevista no Latin AMAs, em Las Vegas, nos EUA. Mas como aprender novos idiomas?
A cantora brasileira, uma autêntica poliglota, referência quando o assunto é o aprendizado de novas línguas. Além de dar seus primeiros passos em italiano, a funkeira é fluente em inglês e espanhol – e o português, claro. Ela ainda “arranha” no francês.
O talento linguístico de Anitta, claro, virou assunto nas redes socias. Internautas repercutiram o trecho em que ela fala o idioma nativo da Itália. Ao ser desafiada pela jornalista a falar um idioma que não fosse inglês, espanhol e italiano, ela respondeu com “Io parlo italiano“, ou “Eu falo italiano”. Veja:
Saber mais de um idioma ajuda na carreira? Confira dicas de especialista
🚨Apresentadora pede para Anitta falar em outra língua com ela sem ser Inglês, Português e espanhol, a cantora escolhe italiano e surpreende. pic.twitter.com/8QMcX5xSgQ
— Primeira Mão Anitta (@pmaanitta) April 27, 2024
“A cantora mais inteligente e mais esforçada do Brasil”, elogiou um fã. Outro perfil concordou: “É tão bom quando artistas usam o dinheiro que ganham pra terem mais conhecimento, né?”. “Não é por nada não, mas meu sonho é ser assim: poliglota e rica”, acrescentou um terceiro.
COMO APRENDER NOVOS IDIOMAS?
O aprendizado de outras línguas, geralmente, é associado ao alto poder financeiro. Isso porque a maneira convencional exige um investimento maior, com matrículas em cursos especializados, compra de materiais e até mesmo intercâmbios.
Porém, também é possível ficar aprender novos idiomas de maneira mais econômica. Um dos grandes aliados é a internet. No mundo digital, é possível encontrar videoaulas, cursos e outros materiais por preços abaixo do esperado ou, em alguns casos, de graça.
5 dicas que vão te ajudar a aprender um novo idioma
DICAS EM CONTA
Além do mais, até mesmo momentos de lazer podem ser utilizados para a aprendizagem. Colocar filmes e séries no idioma padrão – ou algum outro de seu interesse – pode auxiliar a compreensão das palavras e seus significados. A depender do seu nível na língua escolhida, as legendas podem ficar em português.
As músicas também podem ser grandes aliadas. Sabe aquele sua referência musical internacional? Que tal ao invés de apenas ouví-lo, sem mesmo saber o significado da letra, passar a acompanhar a tradução direta da música durante a playlist? Não esqueça de também checar a letra no idioma original.
Desta forma, seu cérebro é exercitado e pode se acostumar com as gírias, expressões e até mesmo o sotaque daquela determinada língua. Vale ressaltar que o ideal é começar com as atividades com um nível compatível ao seu. Ou seja, se você ainda está começando, não precisa ir direto para esta fase.
OUTRAS DICAS
A maior dica, independente do seu nível, é estudar pouco a pouco, mas todos os dias. Se você não pode investir em professores particulares ou cursos, a internet oferece sites e apps para os mais variados níveis. O Duolingo, por exemplo, disponibiliza mais de 30 idiomas de maneira gratuita.
Inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, russo, , turco, holandês, árabe, coreano e japonês estão entre os idiomas ofertados pela plataforma. O aplicativo tem desde atividades básicas, com a tradução de palavras comuns, como cores e números, até o ensinamento de frases mais complexas.
Outro grande aliado online e gratuito é o ChatGPT, chatbot desenvolvido com inteligência artificial. A plataforma é capaz de ensinar recursos básicos, manter uma conversa em outro idioma e até desenvolver e corrigir exercícios feitos.