Desde o início da semana, mais precisamente em 17 de fevereiro de 2025, os trabalhadores podem começar a sacar o abono salarial PIS/PASEP, referente ao ano de 2023. Esse benefício, que é essencial para muitos brasileiros, atende a um calendário específico dependendo do mês de nascimento do beneficiário. Contudo, aqueles que deixaram de realizar o saque do benefício no ano de 2024, ainda têm a possibilidade de solicitar a liberação dos valores que não foram retirados.
Importante ressaltar que o prazo para o saque do abono referente a 2024 encerrou-se em 27 de dezembro do ano passado. Porém, a legislação vigente permite que os trabalhadores façam a solicitação do benefício que não foi retirado dentro de um período de até cinco anos. Entenda como realizar essa solicitação e confira o calendário de pagamento para 2025.
Como recuperar o PIS/PASEP não sacado?
Para aqueles que deixaram de retirar o abono salarial, ainda há a possibilidade de fazer a solicitação por meio de um recurso administrativo. Seguindo algumas etapas simples, esse procedimento pode ser realizado de forma online. Veja como realizar o pedido em cada situação específica:
Calendário de pagamento PIS/PASEP 2025
O pagamento do abono salarial para 2025 teve início em fevereiro e segue até agosto, com base no mês de nascimento do trabalhador. Os saques podem ser realizados até 29 de dezembro de 2025. Veja abaixo o calendário:
- Janeiro: 17/02/2025;
- Fevereiro: 17/03/2025;
- Março: 15/04/2025;
- Abril: 15/04/2025;
- Maio: 15/05/2025;
- Junho: 15/05/2025;
- Julho: 16/06/2025;
- Agosto: 16/06/2025;
- Setembro: 15/07/2025;
- Outubro: 15/07/2025;
- Novembro: 15/08/2025;
- Dezembro: 15/08/2025.
É importante que os trabalhadores fiquem atentos às datas e realizem a solicitação do benefício no prazo para evitar maiores dificuldades no futuro. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através dos canais oficiais do Ministério do Trabalho.
Procedimento para PIS
Os trabalhadores vinculados ao PIS devem seguir algumas etapas para solicitar a liberação do benefício junto à Caixa Econômica Federal. Confira o passo a passo:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
- Selecione a opção “Consultar pagamento”;
- Insira o número do NIS (PIS/Pasep), encontrado no Cartão do Cidadão, carteira de trabalho ou extrato do FGTS;
- Forneça a senha da internet. Caso ainda não tenha, clique em “Cadastrar senha” e siga as instruções;
- Após acessar, verifique se há valores disponíveis para saque;
- Para finalizar, entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone 158 ou visite uma unidade regional.
Procedimento para PASEP
No caso dos servidores públicos, o procedimento de solicitação deve ser feito junto ao Banco do Brasil. Acompanhe os passos:
- Visite o site do Banco do Brasil;
- Clique em “Acesse sua conta” e selecione a opção “Pasep”;
- Informe o número de inscrição no Pasep, que consta no Cartão do Cidadão, carteira de trabalho ou extrato do FGTS;
- Insira a senha de 8 dígitos ou cadastre uma nova, se necessário;
- Verifique se há valores a serem sacados;
- Caso necessário, contate o Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone 158 ou visite uma unidade regional.