Fevereiro chegou – e com ele, as férias escolares chegam ao fim! O período, marcado pelo foco na diversão e brincadeiras em prol dos pequenos, muitas vezes resulta na alteração dos hábitos alimentares e da rotina de higiene bucal das crianças.
Agora, com a volta às aulas, é importante entender e reforçar os cuidados com a saúde dos sorrisos infantis. Pensando nisso, Gabriella Mundim, consultora da GUM, marca especialista em produtos para cuidados bucais, separou algumas dicas para AnaMaria Digital. Confira:
“Na hora de fazer a mochila das crianças é bom lembrar de colocar na necessaire itens que facilitam a limpeza entre os dentes e introduza o pequeno nesta fase em que estão desenvolvendo habilidades motoras. Opte por produtos didáticos e de personagens que a criança gosta de assistir”, inicia.
– Rotina matinal
Atenção, papais e mamães! Reserve um momento para a escovação dos dentes dos filhos: “Ajude a criança a se lembrar da importância da higiene bucal após o café da manhã”, alerta a especialista, que dá dicas para estimular os pequenos.
Lembretes visuais, como post-its ou imagens de escovas de dentes, cumprem bem a função: “Essa é uma maneira divertida e eficaz de criar o hábito de cuidar do sorriso antes de sair de casa”.
– Hora do lanche
Escolha lanches que não apenas forneçam nutrientes, mas também auxiliem na limpeza dos dentes. Alimentos como palitos de cenoura e frutas crocantes, como maças e morangos, são ótimas opções: “Não só proporcionam vitaminas essenciais para o corpo humano, mas também auxiliam na limpeza dos dentes da criança”, indica Mundim.
Além disso, evite lanches ricos em carboidratos simples, como o açúcar e amido, pois contribuem para a formação da cárie.
– Ingestão de água
Incentive o consumo de água na escola adicionando uma garrafa de água na mochila do pequeno. “É importante que a criança tenha em mente que a hidratação é fundamental para saúde bucal. A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal.
Ou seja, quanto menor a quantidade de saliva, maiores são as chances de surgir problemas bucais. Essa prática também ajudará a remover resíduos alimentares, mantendo as gengivas sempre saudáveis”, finaliza a consultora da GUM.