Se ao acordar você sente cansaço na face, dor no pescoço e, durante o dia, dor de cabeça persistente, pode ser bruxismo – movimento repetitivo dos músculos da face de apertar e/ou ranger os dentes e/ou tensionar a mandíbula.
Estresse, ansiedade e tensão podem estar ligados ao problema, que atinge cerca de 30% da população mundial e 40% dos brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a cirurgiã dentista Bruna Conde, ele se apresenta de duas formas.
“Ao longo do dia, geralmente relacionado a situações de ansiedade e estresse, e à noite, podendo estar associado a distúrbios do sono e apneia”, afirma.
Saiba como tratar o problema.
CAUSAS
Podem ser desde o estilo de vida, fatores genéticos, hereditário, estresse, ansiedade e concentração. Também podem estar relacionadas com medicações (inibidores seletivos da recaptação de serotonina, anfetaminas, benzodiazepínicos e drogas dopaminérgicas), uso excessivo de cafeína, álcool e cigarro, doenças neurológicas (mal de Parkinson) e psiquiátricas (demência), além de distúrbios respiratórios do sono (apneia obstrutiva do sono).
PLACA E TOXINA BOTULÍNICA
Depois de descobrir a causa, o dentista especializado indica o tratamento: placas noturnas, dispositivo interoclusal em vigília ou mudanças comportamentais. Outro equipamento utilizado é o biofeedback,que, ao ser colocado sobre o músculo a ser tratado, poderá acompanhar, em tempo real, o nível de contração muscular. Dessa forma, uma plataforma guia o paciente a retomar o controle da região, reduzindo a dor. A toxina botulínica também pode ser aplicada, porém somente em casos específicos.
SINTOMAS
O problema pode provocar desconfortos, entre eles dores de cabeça, no pescoço, na bochecha e na nuca. Nos dentes, pode causar desgaste, amolecimento e potencial movimentação dos mesmos. A dificuldade de abrir e fechar a boca, mastigar e falar também ocorrem.
PERDA DENTÁRIA
Ela pode acontecer por conta do bruxismo. Ainda é possível ocorrer desgaste, fraturas, recessão gengival, sobrecarga de implantes, coroas e lentes.
MASSAGEM NO ROSTO
Coloque três dedos na lateral, na altura do meio da orelha, e deslize até o contorno do rosto, sem levar a pele junto. Repita esse movimento cinco vezes. Isso ajuda a relaxar a musculatura do músculo e a minimizar as dores causadas pelo bruxismo.