Na tentativa de continuar com uma rotina saudável mesmo em meio à quarentena, muitas pessoas estão praticando exercícios físicos por conta própria em casa, o que é ótimo!
No entanto, saiba que é preciso ter alguns cuidados na hora de executar os movimentos e, principalmente, respeitar os seus limites.
AnaMaria Digital conversou com o ortopedista Alexandre Stivanin, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e do Hospital Samaritano, localizado em São Paulo (SP), e separou algumas dicas infalíveis para você treinar com segurança em casa.
Confira!
1 – RESPEITE SEU LIMITE
Para quem tem alguma lesão no joelho, como por exemplo a condromalácia (cartilagem danificada), agachamentos podem ser um problema. Assim, evite o movimento completo ou faça até 45º inicialmente. Depois, conforme for adquirindo resistência, você pode alterar essa faixa de angulação. Outra dica importante: na hora de fazer o movimento, nunca deixe os joelhos passarem os dedos dos pés, certo?
2 – ESTOU FAZENDO ERRADO?
O primeiro passo para saber se o exercício está te fazendo mal é aquele alerta básico que seu corpo dá: dor ou inchaço durante ou após o movimento. Estes são os principais sinais para verificarmos se o exercício está sendo feito adequadamente, ou se nós temos alguma alteração ou lesão prévia que pode causar piora no quadro.
3 – POSSO TOMAR REMÉDIO PARA DOR?
Depende. Se for dor muscular por um treino que não está acostumado, você até pode tomar um analgésico, mas muito cuidado com os anti-inflamatórios, porque eles provocam alteração no ganho da fibra. E como isso funciona?
Quando praticamos exercícios, principalmente os de força, temos algumas lesões “naturais”. Elas ajudam a musculatura a crescer e causar um ganho de massa (hipertrofia). Essas lesões, causadas pela hipertrofia muscular, podem gerar algumas dores, o que é normal.
Assim, temos que diferenciar esse tipo de dor: se é da articulação, por algum problema na cartilagem, ou muscular mesmo, por fadiga.
4 – USE TAPETE OU COLCHONETE
Em casa, vale apostar naquele tapete de yoga que não escorrega. Ele ajuda a proteger e evitar que os pés deslizem. Também servem para evitar instabilidade, principalmente no chão frio.