Uma pesquisa feita pelo Atlas Mundial da Obesidade revelou uma preocupação para o futuro do Brasil: quase um terço das crianças e adolescentes estarão com sobrepeso até 2035. Os estudos mostram que 23% das meninas e 33% dos meninos podem alcançar a obesidade nos próximos anos.
Ainda que os dados sejam assustadores, há um bom jeito de começar a solucionar o problema e ele começa nas férias escolares. O período pode ser usado para promover uma alteração nos hábitos da família.
“As férias podem sim ser um ótimo para os pais começarem a fazer mudanças alimentares, reeducando o paladar dos filhos, porque é muito importante que a criança veja seus cuidadores como exemplo, comendo o mesmo que ele”, explica Caroline dos Santos, nutricionista materno infantil da Clínica Neném da Nutri.
A pesquisa da Atlas Mundial da Obesidade indicou que os dados também são preocupantes quanto aos adultos. Isso porque até 2035, 4 em cada 10 pessoas podem ter obesidade. Por isso, a especialista indica que a mudança começe pelos pais. “É o momento para a família iniciar a mudança dos hábitos de todos os integrantes, e isso pode ser feito aos poucos”, diz.
OBESIDADE É PROBLEMA
Vale ressaltar que a obesidade pode trazer diversos problemas de saúde para os pequenos, tanto a médio quanto a longo prazo, como alterações do colesterol, triglicérides, além do aumento do risco de desenvolvimento de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
“Falamos muito dos primeiros mil dias [aproximadamente dois – três anos]: desde a vida dentro do útero até os dois anos da criança é como se estivesse realmente montando a estrutura de uma casa e isso refletirá durante toda a vida. Se oferecermos alimentos saudáveis a gente constrói um corpo são e conseguimos um desenvolvimento satisfatório”, afirma Caroline.
Por isso, durante a introdução alimentar, o ideal é ofertar a maior variedade possível de alimentos saudáveis para que a criança inicie a interação e consiga levar esses hábitos para a vida inteira, como esclarece a nutricionista.
EXISTE A LANCHEIRA IDEAL?
Apesar das férias escolares serem um bom período para mudar os hábitos alimentares das crianças, é fundamental que essa alimentação saudável seja levada também para a escola. Por isso, é importante que os pais saibam montar uma lancheira com produtos nutritivos, priorizando três grupos: frutas/vegetais, carboidratos e proteínas
FRUTAS/VEGETAIS: pode consumir qualquer fruta ou qualquer vegetal, já que todos são saudáveis e bem vindos;
CARBOIDRATOS: pode ser pão francês ou integral, torrada, pão sírio, milho-cozido, pipoca caseira, bolo caseiro, biscoitinho de arroz, chips de batata-doce/mandioquinha ou panquequinha de banana;
PROTEÍNAS: as indicações são iogurte, queijo branco, mussarela, creme de ricota, snack de grão-de-bico, patê de atum para passar no pão ou torrada, pasta de grão-de-bico, ovo de codorna ou oleaginosas.
“Essa seria a lancheira ideal para proporcionar energia, vitaminas e minerais neste momento escolar”, descreve a especialista.