Elas ficam em casa, vão para o trabalho, para a academia e até para as atividades de lazer. O uso de garrafas no cotidiano representa uma escolha que promove tanto a saúde quanto a sustentabilidade. No entanto, ela também pode apresentar riscos quando não é bem higienizada. Afinal, você sabe lavar a garrafinha de água do jeito certo?
A limpeza correta desses recipientes é fundamental para evitar o acúmulo de micro-organismos, incluindo fungos e bactérias. Ou seja, não basta esvaziá-las, enxaguar rapidamente e encher. Também não vale lavar apenas quando a tampa ou o bico estão sujos ou com cheiro estranho.
Isso porque quando a garrafinha de água chega neste estado visível de sujeira, significa que a situação já está comprometida. Os riscos associados à falta de higienização incluem o aumento da probabilidade de infecções gastrointestinais, que podem resultar em vômitos e diarreia. A combinação de saliva, resíduos alimentares e água favorece o crescimento de micro-organismos, sendo que alguns deles podem ser patogênicos.
Portanto, torna-se essencial prestar atenção, sobretudo ao lavar garrafinhas de água utilizadas por grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.
Aquele que utilizam garrafas para líquidos variados, como sucos ou isotônicos devem ter cuidado redobrado. Além disso, as garrafinhas de água são de uso individual e não devem ser emprestadas para minimizar riscos à saúde.
Como limpar a garrafinha de água?
- Lavar diariamente com água e detergente;
- Utilizar uma escova para alcançar todos os cantos;
- Limpar bem tampas e alças;
- Se houver canudo, higienizá-lo com uma escova adequada ou fervê-lo;
- Enxaguar completamente para remover qualquer resíduo de detergente;
- Deixar secar de cabeça para baixo no escorredor até que esteja totalmente seca antes de armazenar.
Nos casos extremos em que há crescimento visível de fungos, a recomendação é utilizar água sanitária diluída — utilizando uma colher de sopa por litro de água — por 15 a 30 minutos. O recipiente deve ser fechado durante esse tempo e enxaguado após a desinfecção para garantir a remoção completa do cloro.
Quem usa garrafa térmica deve buscar as orientações do fabricante para não danificar o material que mantém a temperatura do liquido.
Leia mais:
Aprenda a calcular quantos litros de água por dia você precisa beber