Tenho 55 anos, 1,64 m e 55 kg. Não malho, mas gosto de caminhar. Sempre ouço sobre a importância do exercício para envelhecer bem. Nunca liguei para isso, mas agora comecei a pensar, já que vou virar vovó e quero ter pique. Não tenho grana para academia. O que posso fazer pra melhorar meu condicionamento?”
M. S., por e-mail
Seu peso está bom, mas isso não significa que a saúde esteja em dia. Legal que faça parte dos seus planos querer melhorar o condicionamento físico. Sempre oriento a fazer exercícios em academias, pois os riscos de lesão são menores, e os resultados costumam ser mais rápidos. Mas entendo esse seu momento. Nesse caso, continue com as caminhadas. Aproveite também para andar de bicicleta e subir e descer escadas sempre que possível.
Para caminhar, aposte em um tênis confortável e que tenha amortecedor, para diminuir o impacto. Cuidado com terrenos muito irregulares ou você corre o risco de cair ou torcer o pé. Ande por 30 minutos, no mínimo, cinco vezes por semana.
O treino com peso fortalece a musculatura. Sugiro que você providencie um par de caneleiras e um par de pesinhos – no começo, pegue leve! Para ter ideias de exercícios, você pode ir até o meu canal no YouTube (bit.ly/1OEwRpv). Lá, tem diversas aulas, todas bem explicadinhas.
Obrigada pelo carinho e cuide-se muito! Somos o espelho de nossas atitudes. Faça exercícios e alimente-se bem. Seus netinhos vão agradecer seu empenho e dedicação! Mil beijos.
* Solange Frazão tem 52 anos, é educadora física, apresentadora, dá palestras e tem uma linha de produtos com seu nome. Atualmente, apresenta o quadro Os Segredos de Solange Frazão, no Melhor pra Você, da RedeTV!, que vai ao ar às segundas-feiras.
Envie suas perguntas para Solange Frazão pelo e-mail an******@ma********.br
Mais dicas legais
Xô, celulite!
Para chegar com a pele mais lisinha no verão, não tem milagre. É preciso força de vontade! Quer amenizar os furinhos? Tem que malhar – exercícios localizados fortalecem a musculatura, melhoram a circulação e dão mais sustentação. Além disso, capriche na alimentação: corte de vez o refrigerante e evite
excesso de doce e carboidrato.
Andar de ônibus faz bem à saúde
Usar o transporte público para ir e voltar do trabalho faz diferença, não só quando o assunto é reduzir a poluição e o trânsito. Segundo um estudo japonês, o hábito reduz em 27% o risco de hipertensão e em 34% o de diabetes em comparação com quem usa o carro todo dia.