Entramos naquela época do ano em que, além das temperaturas, a nossa imunidade baixa também. Como consequência, ficamos mais suscetíveis a gripes e resfriados. No entanto, existem alternativas naturais que podem melhorar o quadro gripal e fazer toda a diferença, na maioria dos casos.
“É preciso destacar que o excesso de analgésico e anti-inflamatório podem levar à sobrecarga hepática e renal. Não podemos descartá-los completamente, mas a medicina natural, boa alimentação e fitoterapia podem ser, sim, uma opção de prevenção e tratamento nessa época do ano”, destaca a nutróloga Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento da capital paulista.
Podemos dizer que as doenças respiratórias fazem parte da nossa rotina hoje, visto que a maioria das pessoas está gripada ou com tosse, sem falar na incidência de outros problemas como sinusite e dor de garganta. “Uma alternativa são as fórmulas caseiras de xarope que, além de serem naturais, ajudam a expectorar e previnem infecções graves”, explica a especialista.
Como opção para a tosse, temos receitas à base de mel que hidrata vias aéreas, sendo que o alho é rico em alicina que é bactericida e é bem simples. “Bata 1 maço de hortelã com 30g de gengibre, 3 dentes de alho, suco de um limão e 100 mls de água filtrada, coe e acrescente 1 parte de mel para 2 partes do suco. Pode ser armazenado por 3 dias na geladeira”, explica a médica.
Atenção: crianças menores de 2 anos e diabéticos não devem consumir por conta do mel.
Uma boa opção para esse público é o xarope expectorante à base de abacaxi, camomila, limão, suco de maçã e hortelã: “Aqueça 250 mls de suco de maçã com camomila até reduzir e concentrar o suco. Coe e bata com 150g de abacaxi, suco de ½ limão e 1 maço de hortelã. Bata tudp e tome 10 mls da fórmula quatro vezes por dia”, ensina.
A médica ainda aponta que se o problema for obstrução nasal é preciso fazer inalação com 5 mls de chá de camomila e 5mls de soro fisiológico para alívio dos sintomas: “Essa prática ajudará a diminuir o catarro e o edema da mucosa. Remédios caseiros são uma forma prática e saudável de cuidar da saúde da família”.
SAÚDE NO PRATO
A nutróloga ainda ressalta que incluir a maior variedade possível de alimentos é a chance de evitar anemias e déficits do organismo, que favorecem a entrada desses vírus e bactérias. Na lista dos alimentos que ajudam na guerra contra a gripe estão:
- Frutas cítricas, como limão, laranja e, principalmente, a acerola, ricas em vitamina C que reforçam a imunidade;
- Verduras como brócolis e espinafre ricas em ferro e zinco; os derivados do leite que contém microorganismos que fortalecem o sistema;
- Alho, que estimula a imunidade;
- Geleias, que combatem os vírus e bactérias;
- Mel, que ajuda na formação de anticorpos;
- Cogumelos, como shitake, que aumentam a produção das células responsáveis pela defesa do organismo;
- Cenoura, que atua contra as infecções comuns dessa época do ano;
- E o chás,que são uma ótima opção para ingerir água nos dias frios, já que líquidos atuam na renovação do metabolismo celular.
Está desanimada e resfriada? Ana Luisa Vilella indica duas receitas de sopa para o fim de semana, quentinho! “Na primeira opção temos uma refeição rica em fibras, proteica e sem carne, sendo que o espinafre tem bastante ferro e os cogumelos aumentam a imunidade. Já na segunda opção apresento uma refeição leve, que hidrata e descongestiona”, fala a médica.
Caldo Verde de Cogumelos
- 1 maço espinafre picadinho
- 100 gr de creme ricota
- 200 gr cogumelo shitaque picados pequenos
- 3 dentes de alho
- Sal azeite pimenta a gosto
Refogar os cogumelos com os temperos até dourar. Acrescentar o espinafre e refogar mais um pouco. Cobrir com água. Esperar ferver, quando levantar fervura acrescentar creme de ricota. Ferver por 2 minutos e pronto!
Sopa de Chuchu com Hortelã
- Cozinhar 2 chuchus grandes
- 7 folhas de hortelã picada
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho
- Azeite, sal, pimenta a gosto.
Refogar todos os ingredientes até dourar a cebola. O chuchu deve estar bem macio. Colocar no liquidificador com 200 ml de água filtrada. Bater até a mistura ficar homogênea. Voltar ao fogo até levantar fervura e pronto.
*RENATA RODE é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência.
Instagram: @renata.escritora