Seja nos blocos de rua, nos sambódromos ou no frevo, muitas pessoas já estão prontas para curtir os quatro dias de folia do Carnaval por todo o Brasil.
No entanto, é preciso pensar muito além da fantasia. Afinal, o seu corpo precisa estar bem por fora e por dentro, ou seja, tudo o que você consumir antes e durante o Carnaval, pode dar mais gás para continuar ou simplesmente esgotar o organismo.
AnaMaria conversou com a nutricionista Gabriela Forte, do Espaço Volpi, e dá algumas dicas para o antes, durante e depois dos dias de folia. Confira!
1 – Invista nos vegetais, legumes e frutas
Eles possuem uma excelente concentração de vitaminas, minerais, fibras e água essenciais para o organismo, principalmente para os dias de folia. No entanto, fique atento quanto a procedência desses alimentos e sua forma de preparo, pois precisam da higienização correta para evitar contaminações, prejudicando o seu carnaval.
2 – Carboidratos são bem-vindos
Antes de sair para curtir o carnaval, aposte nos carboidratos e também em frutas de alto teor hídrico. Alimentos como mandioca, batata doce, pães integrais, banana, manga, melancia, mamão, melão e aveia são boas pedidas para auxiliar na liberação de energia gradativa durante a diversão.
3 – Passe longe das frituras e alimentos gordurosos
Os alimentos gordurosos e as frituras são opções que exigem uma carga de trabalho maior para o sistema digestivo, incluindo o fígado. Com essa sobrecarga de trabalho em conjunto com o desgaste do organismo, além do consumo da bebida alcoólica, é natural que o folião apresente náuseas, enxaquecas ou um estímulo elevado no trânsito intestinal, o que convenhamos, atrapalhará completamente o seu dia de folia.
4 – Consuma o dobro de água
A água neutraliza a concentração de álcool na corrente sanguínea e minimiza os impactos negativos que a bebida traz em conjunto com a desidratação. Tente consumir o dobro de água em relação ao consumo de bebidas alcoólicas e curta o carnaval sem medo!
5 – Pós-folia
Cansaço, excesso de folia, excesso de bebidas alcoólicas e o pouco sono fazem o organismo viver uma situação estressante que eleva o cortisol, hormônio inflamatório que afeta a retenção hídrica, facilitando o acúmulo de gordura corporal e afetando também o sono, a disposição e o rendimento. Por isso, o consumo de verduras, legumes e frutas auxiliará na maior concentração de fitoquímicos e antioxidantes importantes para os processos de “limpeza do organismo”, além é claro, da ingestão de água. Alie isso a uma boa dose de chás naturais como cavalinha, gengibre com canela em pau, hibisco, salsinha e dente de leão, para auxiliar neste processo.