O que afeta a sua juventude? Quando se faz essa pergunta, o primeiro pensamento que geralmente vêm à cabeça é evitar o sol, o tabagismo, fatores genéticos, entre outros. Contudo, além dos fatores mais conhecidos, existem diversos outros que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que podem influenciar fortemente a sua longevidade.
Segundo a cirurgiã plástica Elodia Avila, especialista em rejuvenescimento e apresentadora do podcast “O segredo da Longevidade”, são os fatores “invisíveis” justamente os mais perigosos para uma longevidade saudável.
“Os fatores mais famosos são geralmente os que têm mais atenção e, por isso, as pessoas costumam ter mais cuidado com eles, mas os outros também te envelhecem sem você perceber, por isso, a informação é a chave”. AnaMaria Digital compartilha algumas dicas da especialista:
1) Luz eletrônica
“Já existem estudos que indicam uma ação negativa da chamada luz azul na sua pele. Conforme os trabalhos forem sendo aprofundados, isso pode configurar um grande perigo, pois as telas são parte do nosso dia a dia. Assim, ter esse alerta ajuda a manter uma moderação no uso de aparelhos eletrônicos sempre que possível”, conta a médica.
2) Estresse
“O estresse é um dos principais males da atualidade, nossa sociedade possui inúmeros fatores que estimulam o estresse a um ponto excessivo. Esse excesso gera a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que são bastante perigosos para a saúde da nossa pele”, avalia a médica.
3) Banho com água muito quente
“Isso não significa que você deve se banhar com água fria, mas a água excessivamente quente com frequência afeta a barreira cutânea da pele, estimulando a desidratação, um grande inimigo da pele. Além disso, os impactos na barreira cutânea podem afetar também, por exemplo, a proteção a doenças e até o pH da pele”, alerta Elodia Avila.
4) Tristeza
“Nada melhor que ser feliz, pois a felicidade ajuda com o bem-estar, disposição, equilíbrio emocional, mental e físico. Por isso, estar triste afeta a sua saúde como um todo, o que prejudica a sua longevidade”, diz.
5) Insônia
A insônia tem se tornado cada vez mais comum e isso é um grande problema. “Pois um sono de qualidade é importante para a pele. O famoso ‘sono da beleza’ não é um mito, pois dormir bem ajuda na manutenção dos tecidos cutâneos, da hidratação e até mesmo regula a produção de colágeno”, explica a cirurgiã plástica.