Apesar do boné ser conhecido como um acessório usado, principalmente, por homens, muitas mulheres também apostam no item para compor o look. Assim como as formas de usar, os motivos são diversos e podem estar relacionados até à tentativa de esconder um dia de cabelo ruim.
Existe, no entanto, a ideia de que usar boné causa a queda de cabelo e, em um futuro próximo ou não, a calvície. Essa preocupação, segundo a tricologista Viviane Coutinho, não tem qualquer fundamento científico. Contrariando a crença popular, ela explica à AnaMaria que a calvície, seja em homens ou em mulheres, surge como um problema hormonal e genético.
Mas, apesar de ter relação com os hormônios, a testosterona, frequentemente associada à calvície, nem sempre é a única culpada. A especialista explica que, em muitos casos, os níveis de testosterona permanecem dentro da faixa normal e, então, entra o fator genético.
“Certos indivíduos carregam uma predisposição genética que os torna mais suscetíveis a alterações nos folículos capilares devido a um derivado da testosterona, o DHT“, esclarece. A genética, portanto, está envolvida tanto na calvície masculina quanto na feminina, mas, em ambos os casos, se os hormônios estiverem alterados há chances de antecipação ou agravamento do quadro.
Queda de cabelo? Conheça 4 benefícios da mesoterapia capilar para resolver o problema!
A queda de cabelo, porém, não está necessariamente ligada somente a um processo que terá a calvície como resultado e, por isso, é preciso diferenciar os dois casos entre si. “No quadro de calvície, ocorre o processo de miniaturização dos fios, ou seja, o cabelo da região fica cada vez mais fino“, diz Viviane. Ela, então, acrescenta que, nesses casos, não precisa ocorrer necessariamente a queda acentuada.
“Por isso, é tão importante consultar um especialista para tratar da melhor forma”, orienta. Mas, além de encontrar o melhor tratamento, a diferenciação entre os dois problemas também pode explicar se, por mais que não seja a causa da calvície, o boné ainda faz o cabelo cair.
Leia: Como é o corte de cabelo butterfly, que virou tendência entre as famosas?
Boné faz o cabelo cair?
Mesmo que não tenha relação com a queda permanente dos fios, o uso exacerbado do boné ainda pode estar relacionado a alguns problemas na saúde capilar, incluindo a queda de cabelo.
A especialista diz que, com o tempo, o uso frequente de chapéus e outros acessórios semelhantes, como o boné, aumenta as chances de proliferação fúngica e aumento da oleosidade. “O problema está em usar bonés que abafam o couro cabeludo por muitas horas”, comenta.
Isso está relacionado ao aumento de temperatura do couro cabeludo que, por sua vez, pode agravar um quadro de dermatite seborreica e tornar o tecido mais inflamado. Nesse caso, a queda de cabelo temporária seria acentuada, mas não a permanente.
Você sabe que é alopécia? Estresse extremo causou queda de cabelo no ex-BBB Eliezer!
Como evitar a queda de cabelo?
“O cabelo é o termômetro do corpo, então, ele diz muito sobre a nossa saúde”, conta a tricologista. Por isso, hábitos ligados à alimentação, qualidade de sono e sedentarismo podem prejudicar a saúde do cabelo. “O estresse, por exemplo, aumenta ainda mais as chances de perda capilar”, ela acrescenta.
Além da saúde, esses fatores, se somados à genética, ainda têm a capacidade de evoluir para um quadro de calvície – sem nenhum tipo de acessório envolvido dessa vez. E como contornar a situação? De acordo com a especialista, em geral, manter qualidade de vida já contribui como uma solução para boa parte do problema.
“Com uma boa alimentação, praticar atividades físicas, evitar excessos de cigarro, bebida alcoólica, além de dormir bem. Tudo isso ajuda muito a saúde capilar, assim como evitar excesso de químicas [no cabelo] e manter cuidados, como tratamentos, respeitando suas necessidades”, finaliza.
Quer ir além? Veja outras formas de prevenir a queda de cabelo e tratar esse problema!