Quem convive com crianças e adolescentes sabe que, atualmente, um dos grandes problemas das “crianças de apartamento” é o abuso de telas e a falta de atividade ao ar livre. Cada vez esses jovens se fecham em seus mundos, com menos exposição a vivência social. E a imunidade e saúde mental pedem socorro!
Conforme uma pesquisa publicada pela revista científica JAMA Pediatrics, no caso de crianças até 1 ano, passar mais de duas horas por dia usando dispositivos digitais pode aumentar as chances de atraso no desenvolvimento nos anos seguintes. O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, envolveu mais de 7 mil bebês entre 2013 e 2017.
Eles descobriram que o atraso foi quase cinco vezes maior para aqueles que passavam quatro ou mais horas por dia diante das telas. Outras habilidades pessoais, sociais e até motoras (como movimento de pernas, braços, dedos e mãos) também foram afetadas. Assustador, não é mesmo? No entanto, a preocupação deve acompanhar os pais em todas as idades, especialmente na fase dos 9 aos 13 anos.
Para a psicóloga Andrea Puglisi, é preciso conscientizar as famílias para que passeiem e vivenciem mais experiências juntos. “Sabemos que, por motivo de estresse, cansaço e falta de dinheiro, muitos pais estimulam seus filhos a permanecerem em casa nos finais de semana. No entanto, essas crianças acabam sendo criadas em uma ‘bolha’, impactando fortemente na dificuldade em se conectarem e de se envolverem em outras atividades imprescindíveis na vida”, ressalta a profissional.
Caso seja possível, e o orçamento permita, o ideal seria as famílias fazerem ao menos uma viagem rápida por mês, justamente para melhorarem a vivência e integração dos membros daquele núcleo. Conforme o Manual de Orientação desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com o Instituto Alana, um dos grandes benefícios do contato com a natureza na infância é o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção da obesidade. Brincar ao ar livre, interagir com o meio ambiente e testar limites em atividades nunca realizadas ainda fazem com que as crianças aperfeiçoem suas habilidades psicomotoras, estimulando diretamente seu desenvolvimento integral, sem falar na reconexão entre pais e filhos.
Para Puglisi, que trabalha há mais de 30 anos atendendo famílias em consultório, o problema da geração online é devastador. “O prejuízo do desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais necessárias para se relacionar com as pessoas no mundo real é gigantesco e está gradativamente desencadeando em sentimentos de solidão, tristeza, ansiedade, depressão, obesidade por falta de atividade físicas”, alerta.
DICAS DE LUGARES PERTO DE SÃO PAULO (SP)
Eco Resort Foz do Marinheiro: fazenda com conforto de cidade
Diante desse cenário preocupante, e como mãe de uma menina de 11 anos, fui vivenciar alguns dias no Eco Resort Foz do Marinheiro, que fica na cidade de Cardoso, interior de São Paulo. Já posso adiantar que foi transformador. Primeiro porque fazia tempo que não pegávamos tantas horas de estrada (sim, são 580 km, mas vale cada segundo). Só o fato de sairmos da rotina e do lugar comum já nos motivou. E a recompensa foi chegar ao fim de tarde, à beira de um lago maravilhoso, avistando vacas e cavalos, em um espaço com muito verde e admirando um por do Sol que, há muito tempo, não parávamos para contemplar.
Distrbuído em uma estrutura de 80 hectares, o hotel conta com 58 apartamentos, além de lago, fazendinha, horta, circuito radical, restaurante, piscina, espaço de eventos, salão de jogos e muito mais. São tantos os pontos positivos do complexo que nem sei por onde começar… Estar em um ambiente de fazenda, mas com todo conforto do mundo, com direito a internet (sim, um wifi de respeito), ar-condicionado no chalé, cama boa e serviço de primeira é, contudo, algo inesquecível (mesmo). Sem falar nas piscinas convidativas, que estão sempre impecáveis (acredite, eu já reclamei em outros hotéis por conta da cor da água ou da limpeza e o Foz está de parabéns em tudo).
O Foz ainda é Petfriendly e tem até um mascote, o Ziggy, filho de quatro patas da proprietária, Valeria Foz, uma empresária que vive entre São Paulo e Cardoso, com a missão de ousar sempre, já que, pessoalmente, é ela quem cuida dos detalhes de seu empreendimento. “Quero proporcionar às pessoas algumas experiências que tive ao viajar o mundo. Descobri que meu propósito de vida está aqui, ao receber bem, ao proporcionar experiências únicas e tudo começou em 1998, quando me refiz após uma crise financeira e decidi aproveitar a beleza natural do lugar e as acomodações dos cavalos para montar de início, quatro chalés. Muitos anos, aprendizados e prêmios depois, me orgulho em fazer parte do time de empresários que investe e acredita no potencial da economia local e o povo brasileiro”, conta Valéria, que desde pequena já tinha dom de vendas e negociação nas veias: “Morávamos na fazenda quando éramos pequenas e eu vendia jornais, ferro-velho que encontrava perdidos, e sorvete aos funcionários da nossa propriedade e das fazendas vizinhas, daí para frente, nunca mais parei.”
Voltando às experiências, pude acompanhar a mudança de comportamento de Lara ao estarmos em área livre e por fazermos atividades juntas. Além disso, cheguei a presenciar o filho de um amigo, de 11 anos, que pela primeira vez, andou a cavalo, charrete, caiaque e foi na tirolesa. Imagina os benefícios para essa criança ultrapassar os limites e sentir-se mais próximo ao pai, realizando tarefas que nunca imaginou fazerem juntos, sem falar dos benefícios do contato com a natureza. “Ao explorar o contato com o exterior, percebendo árvores, flores, rios, lagos, pássaros, terra e animais é possível perceber uma melhora da função cognitiva e isso acaba incentivando a busca pelo autoconhecimento, proporciona calma, ajuda a apurar os sentidos e promove uma maior concentração. Temos casos comprovados que esse contato reduz os sintomas do TDAH, ajuda no ciclo circadiano (melhora do sono) e minimiza a depressão e ansiedade”, informa Andrea Puglisi.
MAIS INFORMAÇÕES: www.fozdomarinheiro.com.br
Tauá Resort Atibaia: entretenimento especial para as famílias
Se o foco é passar um fim de semana, o ideal é optar por distâncias menores para percorrer em família. Sendo assim, o Tauá Resort Atibaia é ótima opção porque está localizado a apenas 59 km da cidade da capital paulista. O complexo conta com o primeiro parque aquático indoor da América Latina, além de piscinas externas e internas, spa, quadras esportivas, academia, pista de cooper e atividades de lazer para todas as idades.
A hospedagem, com pensão completa, proporciona momentos de descanso e lazer para todas as idades, especialmente por conta dos recreadores que promovem atividades durante o dia todo. “Proporcionar uma vida com mais sorrisos é nossa missão, por isso somos uma rede de resort reconhecida por oferecer entretenimento para adultos e crianças que está entre os principais players de hotelaria e lazer para a família do Brasil e carrega o propósito de proporcionar momentos de descanso e lazer para todas as idades. A prova está nas avaliações no Trip Advisor, em que nossos resorts estão sempre entre os melhores para viagens em família”, conta Carolina Vaz, head de marketing do Grupo Tauá.
A unidade de Atibaia ainda oferece a Jota City – Metrópole do Futuro que, inspirada nos principais parques temáticos do mundo, tem atrações incríveis onde as crianças aprendem sobre sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia e, podem, ao lado dos pais, participar de oficinas e muitas experiências diárias. A estrutura que conta com 538 apartamentos e 8 espaços gastronômicos oferece a possibilidade de brincar o tempo todo, correr, ver sol, cantar, desenhar, aprender com outras crianças e, principalmente, criar laços saudáveis entre as crianças e entre elas e seus pais.
MAIS INFORMAÇÕES: https://tauaresorts.com.br/atibaia/
Vale Encantado Thermas Park Eco Parque Hotel: refúgio com lazer
Com mais de 2 milhões de metros quadrados de área, e distante apenas uma hora da capital, o Vale Encantado Thermas Park é um parque aquático que conta com cinco piscinas aquecidas, de um total de oito, e mais de dez atrações, como Piscina de Ondas, Praia Borbulhante, Dino Acqua, Toboágua Acqua Kids, Toboágua Super Splash, dentre outros. O local visa proporcionar para todas as famílias, além de muita diversão, uma experiência encantadora e inesquecível de conexão com a natureza.
Tem em anexo à disposição o Eco Parque Hotel, composto por 70 apartamentos em uma área verde exuberante. A estrutura oferece sala de jogos eletrônicos, lareira, trilhas, piscina coberta e aquecida, gastronomia de fazenda, fazendinha, casa de bonecas gigante, seleção de vinhos especiais e algumas acomodações com hidromassagem. ”Aqui, a magia da água se combina com a beleza natural do mundo, proporcionando experiências que unem diversão e tranquilidade. É um lugar onde as crianças podem explorar a alegria das piscinas e tobogãs, enquanto os adultos relaxam cercados pela linda vegetação. Este parque é um convite para reconectar-se com a natureza e com aqueles que amamos, criando memórias preciosas que durarão para sempre”, salienta Carlos Pimenta, fundador do Vale Encantado Thermas Park e do Eco Parque Hotel.
O hotel também funciona com sistema de pensão completa e oferece gastronomia de fogão a lenha e culinária de fazenda, como outra experiência. No Parque é possível pagar somente o ingresso e passar o dia, porém somente quem fica hospedado no Eco pode usufruir livremente das atrações enquanto estiver no hotel. O local ainda é Pet Friendly e oferece monitoria programada e atrações locais como passeio de trem, dentre outras atividades.
MAIS INFORMAÇÕES: https://ecoparkhotel.com.br/
MAS DÁ PARA FAZER EM CASA, TAMBÉM!
Enquanto planeja sua próxima viagem, que tal já proporcionar uma mudança de comportamento em casa, incluindo na rotina um tempo para que vocês e seus filhos brinquem com jogos de tabuleiro? Também dá para colocar esse acessório na mala de viagem. “Os jogos são uma ótima ferramenta para trabalhar o raciocínio lógico, porque permitem a resolução de problemas, a capacidade analítica, as interpretações, as relações, o planejamento estratégico e o senso crítico”, explica a pedagoga Bianca Rozenberg, que atua como ludóloga, com foco em jogos de tabuleiro antigos, abstratos e de estratégia.
Todos esses aprendizados, porém, vêm com o tempo. “As aprendizagens não são percebidas imediatamente. São ganhos observáveis, ou não, durante o processo, a cada nova partida ou novo jogo”, completa. Já Andrea Puglisi volta a enfatizar que é preciso promover os passeios, mesmo que, em um primeiro momento, as crianças não queiram. Aconteceu isso comigo e Lara e, no fim, ela adorou. “Ressalto que os benefícios da conexão entre o meio ambiente natural e do bem estar das crianças e adolescentes é imprescindível para o desenvolvimento biopsicossocial e para a manutenção da saúde física e mental. O meio ambiente natural é a melhor sala de aula e é onde as mentes jovens se desenvolvem, trazendo um mundo mais verde para os benefícios deles e da humanidade em geral. Sim, é preciso investir nisso”, finaliza a especialista.
*RENATA RODE é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência.
Instagram: @renata.escritora