A influenciadora Sarah Femina levou um susto. Ela descobriu uma trombose na perna esquerda após sentir uma dor inesperada. O caso reacende o alerta para os sinais da trombose, doença que pode ser silenciosa, mas traz riscos graves.
Mesmo sendo jovem e ativa, Sarah passou três dias internada e vai continuar o tratamento por pelo menos três meses. Casos como o dela mostram que ninguém está livre da condição. A boa notícia é que, com atenção aos sintomas e tratamento adequado, é possível voltar à rotina. E a influenciadora já começou a retomar sua vida, aos poucos.
Trombose: sinais, riscos e como tratar
Sarah Femina, de 21 anos, gravava um vídeo quando sentiu uma dor forte na perna esquerda. Logo depois, percebeu que a região ficou escura. Ela procurou atendimento médico, fez exames e recebeu o diagnóstico de trombose profunda e extensa.
“Gente eu estou com um problema um pouco sério, de verdade eu vou ficar internada. Eu filmei o momento que começou a dar tudo errado”, contou aos seguidores, já no hospital. Ela passou o Natal internada e começou o tratamento com anticoagulantes imediatamente.
Segundo ela, a dor foi a pior que já sentiu. “E eu nunca tive nada, nunca tive nenhum sinal, sou muito ativa”, disse à EPTV, afiliada da Globo. O medo de perder a perna foi um dos maiores choques. “Minha perna já tava muito inchada e roxa, e não podia ficar assim”, completou.
A internação durou três dias e agora ela continua em casa, longe de grandes esforços físicos. “É uma coisa que assusta, mas tem vida pós-trombose. É isso que uma pessoa falou para mim e eu fiquei muito feliz depois de ouvir isso”, afirmou.
Quem é Sarah Femina
Sarah começou na internet em 2020 com vídeos de humor. Um deles viralizou e, desde então, ela cresceu nas redes. Hoje, soma mais de 8,2 milhões de seguidores entre YouTube, Instagram e TikTok.
“Existe a Sarah personagem: problemática, humor duvidoso, gritinhos, bagunça… e tem a Sarah de verdade: uma menina que veio do interior, sonhadora, artista, ama bichinhos, gosta da calmaria, lugares tranquilos, livrinhos, ballet e chá”, escreveu em fevereiro, ao comemorar 1 milhão de seguidores no Instagram.
Ela também falou sobre o impacto da doença em sua vida: “Esse ano começou comigo internada em um hospital com uma trombose grave, mal tinha expectativa para que esse ano fosse bom, mas olha só! Graças a vocês eu conquistei mais um número!”
Anitta finaliza tratamento contra trombose e tranquiliza fãs: ”Está tudo bem”
Como identificar os sintomas
A trombose pode surgir sem aviso, mas alguns sinais merecem atenção. O Ministério da Saúde lista os principais sintomas:
- Dor nas pernas
- Inchaço nos membros
- Aumento da temperatura local
- Coloração escura (arroxeada ou vermelho-escura)
- Endurecimento da pele
- Varizes
- Falta de ar, palpitações ou até desmaio
Se o coágulo chegar ao pulmão, o quadro se agrava com dor no peito, tosse com sangue e dificuldade para respirar. Nesses casos, o risco de morte súbita por embolia é alto.
A embolia ocorre quando um fragmento do coágulo se solta e bloqueia o fluxo sanguíneo em órgãos vitais, como pulmões, coração ou cérebro.
Ficar atento aos sinais pode salvar vidas. Ao perceber qualquer um desses sintomas, o ideal é procurar um médico rapidamente.
Ver esta publicação no Instagram
Leia também:
Uso de telas na cama aumenta o risco de insônia em 59%