A doença que hospitalizou a cantora Anitta nas últimas semanas é bastante comum entre as mulheres e pode ser prevenida com pequenas mudanças na rotina… e no cardápio.
“Maus hábitos alimentares agravam a situação. Excesso de gordura, principalmente trans, pouca ingestão de fibras, consumo exagerado de álcool e, em alguns casos, o excesso de sal contribuem para o desenvolvimento da trombose, aumentando o risco para quem tem problema de circulação”, explica a nutricionista Dani Borges.
Em contrapartida, o simples equilíbrio alimentar ajuda a evitar o mal. “Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e a ingestão de bastante água contribuem para a integridade dos vasos sanguíneos”, completa a especialista. Veja o que colocar no prato e prevenir o problema.
O QUE É
A trombose venosa é o desenvolvimento de um coágulo (trombo) dentro do vaso sanguíneo venoso, que pode surgir através de uma função inflamatória ou até mesmo um trauma. Esse coágulo provoca a obstrução total ou parcial do vaso sanguíneo.
CARDÁPIO DO BEM
Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e tangerina, são ricas em vitamina C, que fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
- Sementes de chia e linhaça, fontes de vitamina B, auxiliam na circulação do sangue.
- Alho contém alicina, substância excelente para controlar a pressão arterial. Use-o como tempero.
- Salmão, atum e sardinha são repletos de ômega 3, evitando a formação de coágulos.
- Oleaginosas, como castanha-do-Pará, de caju e amêndoas, têm vitaminas e gorduras boas, auxiliando na circulação sanguínea.
Comentários 1