Zika vírus
❱ A doença é transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que carrega o vírus da dengue.
❱ Os médicos trabalham com a possibilidade de ele estar presente no leite materno e também no sangue e no sêmen, o que o tornaria sexualmente transmissível.
❱ Os sintomas são febre, manchas na pele, dores nas articulações e uma espécie de conjuntivite sem secreção que causa vermelhidão nos olhos. Lembrando que muitas pessoas não apresentam os sinais, mas podem estar com o vírus.
Como prevenir
❱ Ainda não há vacina contra o vírus. Então, o melhor jeito de se proteger é colocando telas nas janelas, além de usar roupas de manga comprida e passar repelentes a cada quatro horas.
❱ O mosquito gosta de água parada. Por isso, fique de olho nas plantas, pneus largados no quintal ou baldes. Cada um precisa fazer
a sua parte para combater o inseto.
❱ É recomendado ficar longe de pessoas com infecções ou febre.
Alertas
Além de dengue e zika, o Aedes Aegypti transmite febre amarela e chikungunya. E ao contrário do que muitos pensam, o inseto não nasce com os vírus. Ele contrai ao picar um ser humano que tem a doença.
O Ministério da Saúde confirmou que o zika está relacionado ao aumento de casos de microcefalia em diversos Estados do país. Por conta disso, é ainda mais importante a prevenção.
É possível saber se o bebê tem microcefalia durante o pré-natal
Cuidados básicos
❱ A recomendação é que as grávidas usem repelente e roupa comprida, além de não ficarem ou viajarem para os lugares de risco. Já para quem estava pensando em ter um bebê, a orientação é adiar a gravidez. Parece radical, mas a microcefalia pode mudar completamente a vida do seu filho e de toda a sua família.
❱ Ainda não se sabe a ação do vírus de acordo com o período de gestação. Por isso, todas as grávidas devem ficar muito atentas!
O que é microcefalia
❱ É uma condição em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.
❱ Em 90% dos casos, a microcefalia é associada ao atraso no desenvolvimento neurológico, psíquico e/ou motor da criança,
mas o tipo de sequela pode variar.
❱ Não há tratamento, mas como é comum que a criança desenvolva problemas respiratórios, neurológicos ou motores, é preciso um acompanhamento constante com especialistas de diversas áreas.
Além do zika vírus, a microcefalia pode ser causada por…
…fatores genéticos.
…uso de álcool, drogas ou radiação durante a gestação.
…doenças como rubéola ou sífilis contraídas pela mãe na gravidez.
Aumento de casos de microcefalia no Brasil entre 2014 e 2015, por Estado
Rio Grande do Norte
1 ➜ 79
Dados de 30 de novembro de 2015/Fonte: Ministério da Saúde