Saladas, grelhados, sucos naturais, frutas, sombra e água fresca. Taí a receita para curtir o verão numa boa. Aliás, andar grudada na garrafinha d’água é indispensável para evitar a desidratação e, consequentemente, problemas como diarreia, vômito e desmaio. “Há quem acredite que consumir alimentos com mais líquido supre as necessidades diárias, mas é importante que 90% dessa ingestão venha do ato de beber água e 10% de frutas, vegetais…”, ensina Milene Massaro, nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Assim facilita!
Para quem tem dificuldade de beber água ao longo do dia, vale preparar chás naturais com ervas e consumi-los gelados. “Nada de substituir por refrigerante ou sucos industrializados”, alerta a especialista. Outra opção para saciar a sede com saúde: água de coco, rica em minerais e com alto poder de hidratação. “O melhor é consumir a versão natural dela, extraída da fruta. Se não for possível,
prefira as sem adição de substâncias químicas, açúcares e conservantes. Por isso, leia o rótulo”, orienta Milene.
A forma de fazer a comida importa?
Sim, senhora! E o cozimento a vapor é o mais indicado para esta época do ano, pois além de garantir leveza às preparações,
conserva a umidade do alimento e garante parte das suas vitaminas. “Outra alternativa para preservar as propriedades nutricionais é reutilizar a água da preparação de vegetais nas receitas. Usar o caldo da cenoura cozida para preparar arroz ou o da beterraba no feijão vai garantir refeições com muito mais vitaminas”, ensina a especialista.
Boa ideia!
Uma alternativa à saladinha com grelhado são os sanduíches preparados com pão integral. Além de muito práticos, são ótimas fontes de carboidrato e de fibras, que garantem a energia para o dia todo, colaboram para deixar a digestão mais lenta e ainda prolongam a sensação de saciedade. No recheio, use frango desfiado ou atum, queijo magro, alface, cenoura e tomate. Delícia!
Alimentos ricos em água
Vale a pena se cercar de mantimentos que contêm maior quantidade desse poderoso líquido. Eles vão ajudá-la a manter seu corpo hidratado!
A cenoura e a couve-manteiga têm 90% de água em sua composição. Elas também são ricas em vitamina A, que ajuda a ter uma pele mais bonita e vistosa.
Além de possuírem muita água em sua composição, o tomate cru e a melancia têm grande quantidade de licopeno e antioxidantes,
que combatem o envelhecimento precoce e os radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Outra opção para incrementar o cardápio de verão é o abacate. Composto por 83% de água, ele pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. “A fruta tem a chamada gordura boa para o organismo, porque evita que os níveis de colesterol se elevem no sangue”, explica a nutricionista.
Quer mais ideias de alimentos com alto teor de água, vitaminas e minerais? Aposte em feijão, pepino, laranja, alface, brócolis e variados tipos de peixes.
Para a sua bebida ficar mais gostosa
Se você apostar em pedrinhas de gelo de água de coco, o suco ficará bem geladinho durante os passeios. Basta colocar água de
coco em forminhas de gelo e levá-las ao congelador. Agora é só preparar seus sucos naturais um pouco mais concentrados do que
o normal e acrescentar as pedrinhas. Abaixo, três receitas para incrementar o verão:
Suco de uva verde com água de coco
A água de coco é um poderoso hidratante natural!
Bata no liquidificador:
½ copo de água de coco + 8 uvas verdes sem sementes. Adicione na garrafa cinco pedrinhas de gelo de água de coco.
Suco verde
Tem propriedades digestivas e diuréticas!
Bata no liquidificador:
1 folha de couve + Suco de ½ limão + 1 colher (café) de gengibre ralado + ½ fatia de abacaxi + 1 copo de água natural
Suco de cenoura com laranja e gengibre
Essa opção protege a pele do sol!
Bata no liquidificador:
1 copo de suco de laranja + ½ cenoura + 1 colher (café) de gengibre raladinho + 1 colher (café) de linhaça