A influenciadora Clara Maia compartilhou nesta terça-feira (23) detalhes sobre a perda da segunda gestação. O sonho de ter mais filhos com o marido, também influenciador André Coelho, foi interrompido por uma complicação rara, chamada de síndrome da transfusão feto-fetal. O quadro levou a um parto de emergência às 27 semanas, resultando na perda de um dos bebês, Túlio, e na internação de Theo, que segue na UTI neonatal.
O que é a síndrome da transfusão feto-fetal?
Durante o relato, Clara Maia explicou que a gestação foi marcada pela síndrome da transfusão feto-fetal (STFF), condição que atinge gêmeos idênticos quando compartilham a mesma placenta. Esse desequilíbrio faz com que um dos fetos doe sangue em excesso para o outro. O chamado “doador” acaba ficando desnutrido, enquanto o “receptor” recebe mais sangue do que o coração suporta, entrando em risco.
No caso da influenciadora, a situação surgiu de forma aguda, sem tempo para tratamento a laser. “Todos os exames estavam perfeitos e fazíamos ultra [ultrassom] a cada duas semanas. Acompanhando bem de perto”, contou.
“Eles nasceram de 27 semanas numa cesária de emergência. Túlio foi o receptor e nasceu com 995g com o coração muito sobrecarregado, não resistiu. Theo foi o doador, nasceu com 680g. Está na UTI lutando pela vida”, continuou.
Mesmo diante da dor, ela destacou a importância da fé e do apoio que vem recebendo. “Seguimos com muita esperança e amor. Essa corrente de oração nos sustenta e fortalece o Theo. Ele sente todo esse carinho e está respondendo bem, graças a Deus”, afirmou.
Perda de Túlio
Clara descreveu a dor de perder um filho de forma intensa. “Uma esposa que perde o marido, fica viúva. Filhos que perdem os pais, ficam órfãos. Uma mãe que perde um filho não tem nome! A dor é indescritível. É um rompimento com a realidade, uma queda livre no escuro”, escreveu.
Durante o desabafo, a influenciadora falou diretamente sobre os sentimentos que enfrenta. “Metade do meu coração está assim, em queda livre, Túlio não resistiu. A outra está com o Theo que luta pela vida e pra vencer a prematuridade extrema”, disse. Mesmo em meio ao sofrimento, ela destacou sua fé. “Aqui existe uma mãe que mesmo em pedaços ainda confia e acredita nos planos de Deus, e tem a certeza que são sempre melhores que os nossos”, continuou.
Segundo Clara, o parto precisou ser feito de emergência. Apesar da dor, ela afirmou que seguirá firme pelo bebê que sobrevive: “Vou colocar toda minha energia na nossa recuperação física, emocional e espiritual. É tempo de dor, desafio, força e muito amor. De quem ama vocês mais que tudo, mamãe.”
No relato, Clara Maia ainda dedicou palavras ao filho que partiu. “Túlio foi e será pra sempre amado e lembrado. Passagem breve e missão forte. Theo, vamos firmes vencendo as batalhas diárias. Você já é um grande guerreiro e terá sempre uma estrela guia juntinho de você, seu irmão”, escreveu.
Apoio de André Coelho
André Coelho, marido da influenciadora, também se pronunciou nas redes sociais. Em sua mensagem, ele descreveu a experiência como “a face mais dura e mais bonita da vida ao mesmo tempo”. Segundo ele, embora a dor da despedida de Túlio seja enorme, cada batida do coração de Theo representa uma vitória.
Ver esta publicação no Instagram
Leia também:
Tati Machado e o luto materno: o que não dizer para a mãe de um anjo