Você se lembra da última visita ao dentista? Nem sempre a gente frequenta o especialista como deveria e acaba deixando alguns cuidados de lado, dando importâcia apenas para a escovação. Mas, o problema é que uma boa higiene bucal também possui outras práticas, que sempre são esquecidas.
É o que explica Diana Fernandes, cirurgiã dentista pela Associação Brasileira de Odontologia. “A falta de cuidados frequentes com a boca e os dentes pode provocar gengivite e periodontite, doenças que inflamam a gengiva, trazendo sangramento, mau hálito, amolecimento e até perda dos dentes.”
Além disso, as cáries também precisam ser monitoradas e cuidadas. “Caso contrário, elas vão destruindo o dente, podendo chegar à polpa, que é o nervo do dente, o que gera dores agudas e tratamentos de canal”, alerta Diana, reforçando que, no pior dos casos, pode levar à necessidade de extração do dente.
Por isso, a especialista listou os principais cuidados para manter a boca saudável. Confira!
1. ESCOVE E USE O FIO DENTAL
Escove os dentes em movimentos circulares ou em movimento de vai e vem, ambos estão corretos. O tempo de escovação varia entre 1 a 2 minutos, numa média de 10 segundos a cada dois dentes.
O fio dental deve ser usado todos os dias, após as refeições e, principalmente, antes de dormir. A orientação é não deixar de passar o fio à noite, se não conseguiu durante o dia, para evitar acúmulo de alimentos durante a longa noite de sono.
“Escovar os dentes e passar o fio dental é primordial para manter a sua saúde bucal em dia. Se você escovar pelo menos 3 vezes ao dia e passar o fio dental, garanto que você não terá cáries e não terá doenças periodontais como a gengivite por exemplo”, aconselha a especialista.
O enxaguante bucal pode ser usado após cada escovação, para complementar a limpeza e trazer um hálito agradável. Só um alerta: cuidado com os enxaguantes que são para tratamento de gengivas, pois seu uso prolongado pode causar manchas nos dentes e na língua.
2. NÃO ESQUEÇA DO SEU ESPECIALISTA
Diana recomenda que seja mantida uma rotina de visitas ao dentista de forma regular, por ao menos duas vezes ao ano. Assim, você consegue fazer um check-up para saber como anda a saúde bucal.
“Fazer checagens preventivas com radiografias, com orientação da dentista, para analisar como estão seus dentes e estruturas vizinhas é um hábito recomendável e que garante longevidade à saúde da boca”, alerta.
3. DENTES ALINHADOS
Ao contrário do que se pensa, o uso do aparelho ortodôntico não serve apenas para estética. Isso porque sua principal função é alinhar e nivelar os dentes para, assim, distribuir as forças mastigatórias e não sobrecarregar nenhum dente ou mesmo a articulação temporomandibular, responsável por abrir e fechar nossa boca.
Diana explica que a boca é como um carro: “Quando precisa trocar os pneus, o carro deve passar por alinhamento e balanceamento para andar bem. Na boca é a mesma coisa, se você está desalinhado, força mais um lado que o outro e, com tempo, vai gerar desgaste maior onde não deveria, perdendo estruturas importantes dos dentes e até mesmo deixando os dentes moles e com dor”, detalha.