Não podemos negar que quando o assunto é Páscoa, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente são os deliciosos tipos de ovo de chocolate que podemos dar e ganhar. Pensando nisso, muitas preocupações surgem sobre o excesso de doce e os problemas de saúde que os doces podem gerar. Contudo, não se preocupe!
Acontece que a nutricionista Monik Cabral conversou com AnaMaria Digital sobre os benefícios que o chocolate pode trazer para nós.
“Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos, como os polifenóis”, explica.
A especialista também garante que chocolate faz bem à saúde desde que a quantidade consumida seja moderada, então, vamos com calma com nossos presentes da Páscoa, hein. “Para quem gosta de consumir chocolate todos os dias, uma quantidade boa seria de 2 à 3 quadradinhos, que equivalem mais ou menos a 30g”, pontua.
BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE
A especialista explica que os benefícios do chocolate dependem da quantidade de cacau presente no chocolate: quanto mais cacau, melhor.
À AnaMaria Digital, Monik indica alguns desses benefícios que 30g de chocolate meio amargo podem trazer.
1 – Ajuda a diminuir o apetite.
O cacau em si é termogênico, então ele ajuda na ativação do metabolismo. Lembrando que o chocolate não pode ter muito carboidrato, e sim cacau.
2- Aumenta a sensação de bem estar.
Ele ajuda a aumentar a secreção dos neurotransmissores ligados ao bem estar e prazer.
3- Ajuda a controlar a pressão arterial.
Contendo dois antioxidantes que regulam enzimas que podem aumentar a pressão arterial, ajudam também na vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo.
4- Melhora os níveis de colesterol e protege o coração.
O Cacau consegue diminuir o LDL [colesterol ruim] e aumentar o HDL [colesterol bom], com isso protege o coração, pois evita a formação de placas de aterosclerose. Isso porque o cacau tem efeitos antioxidantes e cardioprotetores.