O yoga é uma prática milenar que oferece uma variedade de benefícios para a saúde feminina, abordando não apenas o aspecto físico, mas o emocional e o espiritual. Com uma série de posturas, técnicas de respiração e meditação, o yoga pode ajudar as mulheres a enfrentar desafios específicos, desde dores menstruais até os sintomas da menopausa.
Além disso, essa prática proporciona uma sensação de bem-estar geral, promovendo o equilíbrio entre corpo e mente. Para falar sobre como o yoga pode ser benéfico para a saúde da mulher, AnaMaria conversou com Bruna Tiboni Kaiut, professora especialista no Método Kaiut Yoga, com formação pelo Instituto Kaiut Yoga e Una Yoga.
Abaixo, a professora lista os principais benefícios do yoga para a saúde feminina. Confira:
OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO YOGA PARA A SAÚDE DA MULHER:
- Alívio de dores menstruais;
- Redução dos sintomas da menopausa;
- Redução dos sintomas da TPM;
- Período de gestação e pós-parto com menos inchaço, menos dores e mais conexão com o bebê;
- Mais saúde orgânica em todo o sistema feminino.
Além dos benefícios específicos para o corpo da mulher, o yoga oferece vantagens gerais, como:
- Redução do estresse e ansiedade;
- Diminuição de dores articulares associadas ao envelhecimento;
- Melhora da mobilidade;
- Fortalecimento muscular;
- Melhora da postura.
Yoga Nidra: vertente da meditação pode amenizar sintomas físicos e psicológicos
COMO O YOGA PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DE CONDIÇÕES ESPECÍFICAS?
De acordo com Bruna, a prática regular de yoga pode ajudar no combate e na prevenção de condições específicas que afetam as mulheres, como as dores menstruais e os sintomas da menopausa. No caso das cólicas menstruais, por meio da regulação do sistema nervoso autônomo, o yoga promove relaxamento e equilíbrio hormonal.
Já no período de menopausa, os mesmos benefícios vão gerar equilíbrio da temperatura corporal e uma maior organização emocional para passar por um momento de grandes mudanças hormonais.
“Para mulheres que optam por ter uma ou até mais gestações, além da parte hormonal e emocional, o yoga vai ajudar a prevenir e combater dores e inchaços”, destaca a especialista.
Yoga: 3 benefícios da prática que você provavelmente nunca ouviu falar
RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA MULHERES AO PRATICAR YOGA:
- Na gestação: durante a gravidez, é importante evitar exercícios que coloquem pressão excessiva no abdômen;
- Na menopausa: nesse período, é benéfico focar em poses que ajudem a fortalecer os ossos, como asanas de sustentação de peso, como posições em pé e praticar técnicas de respiração para gerenciar os sintomas de ondas de calor e alterações de humor.
POSES DE YOGA PARA MULHERES INICIANTES
Para mulheres iniciantes, Bruna recomenda poses suaves que ajudam a aumentar a consciência corporal e a flexibilidade, como:
1. TADASANA
- Fique de pé com os pés juntos, alinhados com os quadris, estendendo os braços ao lado do corpo e mantendo uma postura ereta, respirando profundamente. Procure entrar em contato com sensações mais discretas, como o contato dos pés com o chão ou o ritmo da sua respiração.
2. VIRASANA
- Ajoelhe-se com os joelhos e os pés juntos, sente nos calcanhares e curve tronco para frente, solte os braços para a frente ou ao lado do corpo, relaxando a testa no chão.
3. SUKHASANA
- Sente-se com as pernas cruzadas, mantendo a coluna relaxada e as mãos descansando nas pernas. Respire profundamente e deixe o corpo descansar na posição.
“Fique em cada posição de 3 a 7 minutos percebendo a respiração e as sensações do corpo. Se em algum momento se sentir desconfortável em alguma posição, se ajuste e encontre um ponto onde é possível ficar mais relaxada”, explica Bruna.
Quer descobrir mais sobre como o yoga pode transformar sua saúde e bem-estar? Desde dicas para iniciantes até práticas avançadas, nos artigos a seguir, você pode embarcar nessa jornada de autoconhecimento e equilíbrio.
Uma postura de yoga que alivia o ronco
Yoga: 10 livros para quem deseja conhecer mais sobre a prática e seus benefícios