Quando se trata de manter uma dieta equilibrada, a alimentação no escritório pode ser um grande desafio. Uma pesquisa da Onlinecurrículo, que ouviu 500 brasileiros, revelou os principais fatores que afetam a alimentação saudável durante a jornada de trabalho. Saiba motivos que sabotam alimentação no escritório!
Motivos que sabotam a alimentação no escritório
Realizada entre 19 e 23 de setembro de 2024, a pesquisa trouxe à tona algumas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. Confira a seguir os principais motivos que sabotam alimentação no escritório.
- Tentação por lanches rápidos: Para 54% dos entrevistados, essa é a principal barreira para uma alimentação saudável;
- Estresse e ansiedade: 29% mencionaram que esses fatores levam a escolhas alimentares impulsivas;
- Desorganização pessoal: 26% afirmaram que a falta de organização dificulta a adoção de uma dieta mais nutritiva;
- Preguiça ou falta de motivação: Esse foi um obstáculo para 24%;
- Influência do ambiente de trabalho: 17% se sentiram impactados pela pressão dos colegas;
- Consumo excessivo de café e bebidas energéticas: 12% admitiram essa prática como um problema;
- Desinteresse pela alimentação saudável: Apenas 1% declarou não ter interesse em se alimentar melhor.
Outros desafios também foram evidenciados na pesquisa. Acontece que muitas pessoas, mesmo com a intenção de comer melhor, enfretam longas jornadas de trabalho e um ambiente estressante o que frequentemente dificultam esses esforços. Além disso, hábitos pessoais e motivação são fundamentais para manter um estilo de vida saudável.
Marmita como aliada
Uma ótima maneira de controlar a alimentação no escritório e superar os motivos que sabotam alimentação no escritório é levar marmitas. Além de ajudar a economizar, elas permitem que você saiba exatamente como cada prato foi preparado, controlando a quantidade de óleo e sal, por exemplo. Veja a seguir dicas para preparar sua marmita de forma prática e saudável.
Atente-se aos nutrientes
Inclua proteínas (como carnes e grãos), carboidratos (prefira integrais) e gorduras boas (como azeite). Reserve metade do prato para vegetais, um quarto para carboidratos e o restante para proteínas, além de frutas;
Faça boas escolhas alimentares
Priorize legumes, verduras, leguminosas e cereais integrais. Opte por carnes magras e limite as carnes vermelhas. Os ovos são ótimas fontes de proteína, mas verifique sua conservação.
Conservação é importante
Mantenha sua marmita refrigerada e guarde saladas separadamente. Se não tiver bolsa térmica, coloque na geladeira ao chegar ao trabalho. Se não puder refrigerar, escolha alimentos secos e in natura.
Conte com embalagens seguras
Verifique se os potes de plástico têm selo do Inmetro e são livres de bisfenol A, que pode ser tóxico. Descarte marmitas antigas com manchas ou rachaduras. Também opte por potes com fechamento hermético.
Congelamento e descongelamento
Quase tudo pode ser congelado em porções, mas os vegetais devem ser branqueados e massas, armazenadas com molho. Evite congelar batatas, ovos e folhas cruas.
Faça o descongelamento na geladeira, no forno ou micro-ondas. Alimentos descongelados não devem ser recongelados para evitar contaminação.
Planejamento
Reserve um dia para planejar suas refeições, fazer compras e dividir as tarefas na cozinha. Um cardápio pode ser útil, seja em papel ou no celular.
Com essas dicas, sua alimentação no escritório pode se tornar um verdadeiro aliado na sua dieta!
Leia também:
Três pilares do emagrecimento: Dicas para fazer a dieta funcionar
“Dia do lixo” na dieta: 4 dicas para fazer corretamente
4 alimentos que parecem saudáveis e podem sabotar a sua dieta