Manter uma alimentação balanceada traz diversos benefícios para o corpo: melhora a qualidade de vida, equilibra os hormônios, aumenta a energia, além de prevenir e controlar a hipertensão – doença que, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, aumentou de 22,6% em 2006 para 24,3% em 2017.
E entre as causas responsáveis pelo mal estão hereditariedade, estresse, sobrepeso, consumo de álcool, tabagismo, falta de exercícios físicos e, especialmente, má alimentação (o excesso de sal na comida é um fator determinante).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 94% das pessoas que sofrem de pressão alta não têm a doença controlada. Mas uma atitude simples é capaz de reverter o quadro quase que instantaneamente: “minimizar o consumo de alimentos industrializados e priorizar os in natura”, garante a nutricionista Ellen d’Arc, da rede de franquias Bio Mundo.
Veja o que comer para blindar a saúde!
ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO
Alimentos fontes de potássio são excelentes aliados para quem sofre com hipertensão, pois agem como um natriurético, ou seja, diminuem a retenção de líquido no organismo, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo.
Com a ingestão regular, há um equilíbrio entre os elementos sódio e potássio – o que é favorável ao controle da pressão. Boas fontes são: manga palmer, banana, milho, mandioquinha, mamão papaia, chicória, água de coco, repolho roxo, melancia e agrião.
CEREAIS INTEGRAIS
Os alimentos integrais, como arroz, farinha e aveia, são ótimos aliados dos hipertensos. Ricos em minerais, vitaminas e fibras, retardam o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade. Desse modo, ajudam a controlar a glicose e regulam a pressão arterial.
TEMPEROS NATURAIS
Uma ótima opção para substituir o sal na alimentação, inimigo número 1 dos hipertensos, são os temperos naturais (alho, cebola, salsinha, manjericão, alecrim, orégano, coentro, louro, entre muitas outras opções).
“O consumo excessivo de sódio aumenta a pressão e prejudica o sistema renal. Diminuir seu consumo e substituí-lo por condimentos mais saudáveis é um excelente caminho para todos”, completa a nutricionista.
FRUTAS
Principalmente as vermelhas (morango, amora, cereja, framboesa) também têm papel importante para regular a pressão. Elas são ricas em vitaminas, antioxidantes, fibras e água, elementos fundamentais para prevenir problemas cardiovasculares, além de diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
OLEAGINOSAS
A nutricionista orienta incluir no cardápio castanha-do-pará, nozes, amêndoas, entre outras, que são ricas em vitamina E, ômega-3 e magnésio. Elas atuam como vasodilatadores, auxiliando o controle da pressão arterial.
EVITE
- Frituras em geral;
- Queijos parmesão, provolone, suíço;
- Presunto, mortadela, salame, salsicha;
- Alimentos ricos em gordura (leia atentamente os rótulos);
- Embutidos e enlatados, como linguiça defumada e apresuntado;
- Ketchup, maionese, mostarda, shoyu;
- Temperos prontos em cubos;
- Hambúrguer, bacon, carne-seca, charque;
- Miúdos, patês, sardinha, anchova;
- Picles, azeitonas,aspargos, palmito;
- Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.