Por quanto tempo você consegue ficar sem dar uma olhadinha no seu smartphone? Todos os acontecimentos dos últimos anos mudaram muito o estilo de vida de diversas pessoas. Podemos concordar que o uso do celular aumentou consideravelmente e que muito mais do que um meio de comunicação, esse aparelho passou a ser uma ferramenta essencial para trabalho, conteúdo, pesquisas e muito mais.
O problema é que, diariamente, milhares de pessoas acordam e dormem fazendo uso do celular. Cada vibração por notificação no aparelho já é o suficiente para acordar a pessoa ou até mesmo, quando a tela acende por algum recado. É instantâneo, qualquer luz, barulho ou toque é suficiente para levantar e olhar o que há de novidade.
No entanto, como tudo na vida, o uso do celular tem seus pontos negativos. Um deles é a sua influência na produção de hormônios. Sim! Ele tem bastante influência no seu organismo.
Uma pesquisa feita recentemente, pela Universidade de Haifa, em Israel, constatou que a luz azul, presente nas telas de celulares, tablets e computadores, inibe a secreção da melatonina, o hormônio responsável por avisar nosso corpo que está na hora de dormir.
Além disso, telas antes do sono também afetam o mecanismo natural que reduz a temperatura corporal, deixando o organismo confuso.
Com isso, ficou claro que a luminosidade prejudica o estímulo biológico. No entanto, o problema não é só a luz, mas também o excesso de pensamentos que circulam pela mente com a quantidade de informações que acessamos, condicionando o momento do sono com a execução de tarefas sociais.
Após ler tudo isso, imagine comigo aquela criança que, desde os seus três anos, mais ou menos, faz uso do celular. Como os hormônios dela vão se comportar da maneira esperada para o bom funcionamento?
É SÓ EVITAR O USO DO CELULAR ANTES DE DORMIR?
Quando já somos adultos, passamos a configurar de uma nova forma o nosso organismo, mesmo depois de “velho”. O seu hábito era um durante mais ou menos 20 anos, agora, aos 30 anos você muda completamente. A sua temperatura corporal não é a mesma às 20h00, a sua melatonina demora a ser secretada. E agora? Como evitar isso?
Vamos ao mais básico que você pode começar a fazer e já ver resultados:
- Antes de mais nada, o mais indicado é trabalhar para construir uma rotina antes de dormir.
- Isso inclui parar de mexer no celular por no mínimo duas horas antes de dormir, beber água e ocupar a mente com música, leitura de um livro ou até mesmo uma conversa com alguém que more na mesma casa.
- São pequenas mudanças que nos fazem ter hábitos saudáveis e dormir melhor sem prejudicar a produção de hormônios. Pense sobre isso!
*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal