Não é novidade que a saúde bucal passa diretamente pelos dentes. Esses que, por sua vez, são afetados diretamente por uma série de fatores, como a falta de higiene, cáries, doenças gengivais, problemas congênitos e até acidentes e agressões. É quando o implante dentário entra na jogada.
No Brasil, são realizados cerca de 800 mil implantes dentários anuais, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo). Ou seja, a solução é encarada como sonho de consumo por muita gente. Por outro lado, esbarra na barreira da falta de informação, já que o assunto é cercado de dúvidas.
Quanto custa o implante dentário? Quem pode aderir ao tratamento? Há alternativas mais baratas? De início, é preciso entender o tratamento, que é um dos mais modernos da odontologia. A dentista Fernanda Oliani, consultora técnica da Oral Sin, explicou à AnaMaria.
A prótese sobre implante é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca do paciente. O procedimento pode ser realizado a partir dos 18 anos — e não apenas para idosos, como algumas pessoas creem. O período é quando a dentição e desenvolvimento ósseo estão completos e o paciente conta com maturidade para passar pelo procedimento cirúrgico.
“Se é uma perda precoce, a criança ou o adolescente vai precisar aguardar este período de crescimento ósseo, no entanto, o dentista usa técnicas para preservar aquele espaço, possibilitando assim que no futuro ele faça o implante, mas também resolvendo imediatamente o incômodo estético causado pela falha através de procedimentos restauradores e aparelhos”, comenta a Oliani.
Dor de dente? Saiba o que fazer para aliviar o sintoma
Como é feito o implante dentário?
O implante dentário é solução moderna na odontologia para repor dentes perdidos com um procedimento cirúrgico que envolve a inserção de uma prótese na mandíbula ou maxila do paciente. O tratamento é relativamente simples, e dificilmente oferece riscos ao paciente.
Além disso, o implante dentário não dói. A parte mais suscetível às dores durante o procedimento é a gengiva, que permanece anestesiada durante todo o processo. Por isso, a maioria dos pacientes enfrenta apenas um leve desconforto durante e após a cirurgia. Porém, antes disso, é necessária toda uma preparação para a intervenção.
O processo começa com a avaliação clínica e passa por uma série de exames médicos. Entre os testes realizados, estão os exames de imagem, tal como a radiografia, que permite uma visualização abrangente das principais estruturas bucais. O exame de tomografia computadorizada mostra a dimensão do osso que receberá o implante, minimizando as chances de erros e complicações.
Já os exames laboratoriais servem para avaliar o estado geral de saúde do paciente. A análise do especialista da área, somada aos resultados dos exames, permite oferecer o tratamento adequado para a condição do paciente.
Além do pré-operatório, há também um cuidado no período pós-cirúrgico, em alguns casos. Pacientes com problemas mais complexos podem ser acompanhados mesmo depois do procedimento, a fim de garantir a recuperação adequada e o sucesso na reabilitação oral.
Dente caiu ou quebrou? Veja quais as possíveis causas e o que fazer
Preços e materiais do implante dentário
A porcelana e a resina, utilizadas na parte visível do dente implantado, estão entre os materiais mais comuns em implantes dentários. Já a parte interna é feita de titânio, que oferece biocompatibilidade com o tecido ósseo e bucal, favorecendo a aceitação do corpo, e zircônia.
Também há tipos distintos de implantes dentários, como o implante unitário simples, implante duplo, implante com prótese overdenture, implante zigomático e o mini-implante ou implante curto, como também é conhecido.
Outro aspecto importante a considerar é o custo dos implantes dentários, que pode variar significativamente, a depender de fatores como a região, material escolhido e experiência do profissional. De maneira geral, o implante dentário pode custar entre R$ 3 mil e R$ 7 mil por dente
Mitos e verdades sobre implante dentário: especialistas esclarecem tabus sobre tratamento
Alternativas mais baratas para o implante dentário
O implante dentário demanda um investimento relativamente alto – principalmente quando comparado a outras alternativas disponíveis para substituição de dentes. O valor coloca o tratamento acima do orçamento disponível para boa parte dos pacientes, que buscam opções mais acessíveis.
Entre as opções disponíveis mais baratas do que o implante dentário, estão as próteses parciais removíveis, prótese parcial fixa, prótese adesiva, e até a prótese total, conhecida popularmente como dentadura.
Em todos os casos, é fundamental consultar um dentista, que pode recomendar o tratamento adequado para cada caso.
Benefícios do implante dentário
O implante dentário carrega uma série de benefícios, que vão desde a melhora na saúde bucal, até a mastigação e a autoestima do paciente. Isso porque a ausência ou má condição dos dentes acarreta em diversos prejuízos, como a insegurança na fala e no ato de sorrir.
- Recuperação da capacidade mastigatória;
- Restituição estética;
- Melhoria fonética;
- Manutenção óssea;
- Resgate da autoestima;
- Aumento da imunidade e nutrição pela restituição da mastigação e melhor absorção dos alimentos.
“O tratamento com próteses dentárias com a finalidade de restituir a dentição perdida causa uma verdadeira revolução na vida do indivíduo atuando no resgate de todos os fatores citados, nas diferentes áreas da sua vida”, explica Oliani.