A prisão de ventre, ou constipação intestinal, atinge cerca de 16% da população em todo o mundo, podendo afetar indivíduos de qualquer idade. O problema pode ter diversas causas. De acordo com a nutricionista, Juliana Vieira, uma delas é a quantidade insuficiente de fibras ingeridas regularmente. Outros fatores são a ingestão de pouca água, sedentarismo e até alguns medicamentos.
“A prisão de ventre ainda está associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal”, ressalta a especialista . “Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais.”
COMA E EVITE
Segundo Juliana, quem sofre com a prisão de ventre deve incluir alguns alimentos no cardápio, especialmente os rico em fibras, como mamão, hortaliças e iogurte probiótico. “Deve-se ingerir de 25 a 35 gramas distribuídas ao longo do dia. Além disso, o ideal é a pessoa beber no mínimo 2 litros de água por dia”, destaca.
Também existem alguns alimentos e bebidas que devem ser evitados, como os ricos em gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio. “Em relação às bebidas, é importante prestar atenção ao consumo daquelas com quantidades excessivas de açúcar, como refrigerantes e xaropes; cafeína, como chás e café; e sódio, como refrigerantes diet e isotônicos.”
SUCO SOLTA TUDO
Anote a receita ensinada pela nutricionista:
- 1/2 mamão;
- 1 ameixa-preta;
- 1 copo de 200 ml de leite vegetal;
- 1 colher De sopa de aveia em flocos;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.