Você já assistiu ao filme ‘A Baleia’, cujo nome original é ‘The Whale’? Caso não tenha, eu recomendo que faça isso quanto antes. O longa-metragem é um retrato bastante emocionante, e de impacto, sobre a gordofobia e a compulsão alimentar, questões que muitas pessoas precisam lidar diariamente.
Resolvi trazer essa história e, consequentemente, sua reflexão, pois o filme mostra, como nenhum outro, o quanto a obesidade dói. Na história, temas relacionados à gordofobia e à compulsão alimentar são tratados de uma forma sutil, mas significativa.
O personagem principal, Charlie, é obeso mórbido e sua obesidade é frequentemente usada como um ponto focal para a discriminação e preconceito que ele enfrenta na sociedade. Só que toda essa pressão social leva o professor a desenvolver uma compulsão alimentar, o que só piora sua situação.
Por meio do longa-metragem, os espectadores conseguem experimentar a dor e a angústia que Charlie sente diariamente, especialmente quando olha para o espelho e se vê como um fracasso. É de emocionar as cenas em que ele tenta controlar sua compulsão alimentar, mas acaba cedendo à tentação.
Você vai sentir a frustração do personagem, quando as pessoas ao seu redor não conseguem entender a luta que ela enfrenta diariamente. É como muitos críticos bem colocaram, “um filme de poucos risos”, mas isso não significa que é apenas sobre a dor e o sofrimento do personagem.
Ele também é sobre a luta e a resistência de Charlie. É sobre sua determinação em enfrentar seus demônios interiores e encontrar o amor-próprio. É sobre a jornada de autoaceitação e autocuidado que ela embarca para se libertar da compulsão alimentar e da gordofobia, enquanto luta contra a doença.
ASSISTIR ‘A BALEIA’ É UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
Ele te faz refletir sobre as pressões da sociedade em relação ao peso e como elas afetam a saúde mental e física das pessoas. Ele te ensina a importância do amor-próprio e da empatia com os outros. E, acima de tudo, ele te mostra que é possível, sim, recuperar-se e encontrar a paz consigo mesmo.
*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, É hormonal.