Três participantes do ‘N1 Influencers’ sofreram graves queimaduras após uma prova do reality show promovido pelo cantor Anderson Neiff, em Recife. MC Thammy, Teus Neiff e Artur Braz passaram 15 minutos com os pés imersos em um balde com água, sal e gelo.
“Assim que tiraram, eles começaram a gritar muito, [dizendo] que estava ardendo, choraram muito. Eu fiquei em estado de choque. E o bombeiro disse: ‘não, está tranquilo, é só colocar no ventilador aqui'”, disse o organizador, que tem seis milhões de seguidores nas redes sociais.
Anderson assumiu a culpa pelas queimaduras com gelo, mas fez ressalvas sobre a postura do profissional contratado para o evento: “Assumo a culpa porque eu tive a ideia de fazer a prova, mas o bombeiro não me alertou do que poderia ter acontecido”.
O trio foi encaminhado hospitais da região, onde foram constatadas queimaduras de primeiro e segundo graus. Thammy e Teus tiveram alta no domingo (7), enquanto Artur deixou o Hospital Real Português, no Paissandu, na área central de Recife, nesta terça-feira (9).
A cantora Thammy Caroline e o influenciador Artur Braz relataram em suas redes sociais terem sofrido queimaduras após participarem de uma prova de resistência no reality do influencer Anderson Neiff. Eles ficaram por 15 minutos com os pés dentro de balde com gelo e sal grosso… pic.twitter.com/eoptBaqV5F
— Jovem Pan Entretenimento (@JovemPanEntrete) April 8, 2024
TIPOS DE QUEIMADURA
No Brasil, 1 milhão de pessoas se queimam por ano. O número engloba diferentes tipos de queimadura. Isso porque, ao contrário do imaginário de muita gente, não é só o fogo ou outros elementos quentes provocam queimaduras na pele humana.
Eletricidade, produtos químicos, radiação e frio – consequentemente, também o gelo, provocam lesões do tipo, que são divididas em três tipos principais:
- Queimaduras de 1º grau: afetam apenas a camada superficial da pele, causando vermelhidão, dor e inchaço leve. Geralmente, não deixam cicatrizes permanentes e podem ser tratadas com cuidados simples em casa.
- Queimaduras de 2º grau: danificam tanto a camada superficial quanto a camada intermediária da pele. Causam vermelhidão intensa, bolhas, dor intensa e inchaço e podem deixar cicatrizes. O tratamento pode incluir cuidados médicos, como curativos especializados e, em alguns casos, cirurgia.
- Queimaduras de 3º grau: São as mais graves, pois afetam todas as camadas da pele, chegando a danificar tecidos mais profundos, como músculos e ossos. A pele pode parecer branca, carbonizada ou com uma cor marrom escura. Geralmente causam danos nervosos significativos, podendo resultar em insensibilidade à dor na área afetada. O tratamento requer atendimento médico imediato e pode incluir cirurgias de enxerto de pele e outros procedimentos.
Exagerou na exposição ao sol? Como tratar e amenizar as queimaduras solares
QUEIMADURAS COM GELO
A queimadura pelo frio ocorre devido ao contato da pele com superfícies ou locais de baixa temperatura por tempo prolongado. Isso se dá desde eventos naturais, como a exposição a locais frios, como em ambientes controlados. Por exemplo, no caso de profissionais que trabalham em frigoríficos.
Além disso, há os casos de contato direto da pele com o gelo. O mais comum, é que as queimaduras do tipo ocorram durante o tratamento de outras lesões, como contusões e entorses. Isso, graças ao uso do elemento como anestésico – o que traz riscos.
Isso porque, além de anestesiar a pele contra as dores da lesão anterior, as dores causadas pelo próprio gelo também podem não ser sentidas corretamente. Desta forma, somente algum tempo depois – e com o estrago já feito – que a pessoa percebe o que de fato ocorreu.
Nas queimaduras com gelo, acontece um processo chamado de vasoconstrição. O fenômeno consiste no estreitamento dos vasos sanguíneos. Desta forma, as células e os tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio, o que resulta nos danos.
Receitas caseiras: veja 5 produtos que nunca devem ser usados no rosto
Sintomas de queimadura de gelo
- Pele vermelha, branca, amarela ou acinzentada;
- Dor no local;
- Sensação de dormência ou formigamento;
- Coceira na região.
COMO LIDAR?
O importante para evitar queimaduras por gelo é não colocá-lo em contato direto com a pele. No caso de habitantes ou viajantes de locais frios, sempre usar vestimentas corretas para as baixas temperaturas e jamais andar sob a neve descalço, por exemplo.
A dica também é válida para profissionais que atuam em locais controlados – como é um frigorífico. Ou seja: use sempre os equipamentos de segurança necessários. No caso de pessoas que buscam amenizar dores e lesões, uma camada de pano entre o gelo e a pele é o indicado por profissionais da saúde.
Me queimei, e agora?
Ainda que todos os cuidados sejam tomados, nem todos os acidentes podem ser evitados. Por isso, caso você tenha se queimado – com gelo ou outros elementos, alguns cuidados são importantes. Entre eles, jamais colocar água gelada ou mais gelo sob a lesão.
- Buscar um ambiente aquecido;
- Cobrir a pele com camadas de roupa ou um cobertor;
- Colocar compressas mornas no local;
- Não esfregar ou massagear a pele com queimadura, para evitar mais danos na pele.
No caso de lesões mais graves, evidenciadas por dores intensas, febre, bolhas na pele, o indicado é buscar o atendimento médico.
Cascas de frutas na pele: entenda os riscos da ação que Bia teve no BBB 24