A ex-presidenta Dilma Rousseff, de 77 anos, está internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, na China, para tratar um quadro de neurite vestibular, uma inflamação no nervo responsável pelo equilíbrio. A informação foi divulgada na última segunda-feira (24) pela assessoria da petista, que está hospitalizada desde a última sexta-feira (21). A boa notícia é que Dilma responde bem ao tratamento e deve receber alta em breve.
Neurite vestibular: o que é e como afeta o corpo
A neurite vestibular é uma inflamação que atinge o nervo vestibular, responsável por conectar o ouvido interno ao cérebro. Essa condição pode causar sintomas intensos, como vertigem prolongada, náuseas, vômitos e dificuldade para manter o equilíbrio. Segundo a Universidade de Medicina John Hopkins, o início dos sintomas costuma ser abrupto, podendo durar de minutos a horas.
No caso de Dilma, a ex-presidenta apresentou pressão alta, tonturas e vômitos, o que levou à sua internação. Apesar do quadro, ela segue trabalhando à distância, já que atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como “Banco dos Brics”.
Como diagnosticar e tratar a neurite vestibular
De acordo com o otorrinolaringologista Marcio Salmito, presidente da Academia Brasileira de Otoneurologia “a neurite vestibular pode ser confundida com outras condições, como labirintite ou até mesmo um AVC”, diz o especialista à CNN Brasil. Por isso, é fundamental buscar ajuda médica imediata ao sentir vertigem súbita e persistente.
O tratamento geralmente inclui o uso de anti-inflamatórios, como corticoides, e, em alguns casos, medicamentos antivirais. Além disso, a fisioterapia vestibular é essencial para ajudar o paciente a recuperar o equilíbrio. Com o tempo, a maioria das pessoas apresenta uma melhora significativa.
É possível prevenir a neurite vestibular?
Infelizmente, não existe uma forma específica de prevenir a neurite vestibular, já que a inflamação pode ser desencadeada por diversos vírus, incluindo o da covid-19. A recomendação dos especialistas é manter hábitos saudáveis e evitar infecções virais sempre que possível.
A neurite vestibular é uma condição que exige cuidado e atenção, mas, com o tratamento adequado, o prognóstico costuma ser positivo.
Leia também:
O que é insuficiência renal? Entenda condição de Papa Francisco