O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica, na última sexta-feira (14), que orienta todos os estados e o Distrito Federal a considerar a ampliação da faixa etária para a vacina da dengue. Essa medida é especialmente voltada para os imunizantes que estão próximos do vencimento, com prazo de validade que expira nos próximos dois meses.
Atualmente, a vacina contra a dengue é direcionada ao público jovem, especificamente entre 10 e 14 anos. A distribuição das doses é realizada em locais prioritários, com base na análise do cenário epidemiológico da doença no Brasil.
Além de sugerir a ampliação da faixa etária, a nota também recomenda que a vacina seja enviada para municípios que ainda não receberam o imunizante. O Ministério da Saúde ressalta a importância de que estados e prefeituras informem sobre as estratégias adotadas para assegurar que as quantidades adequadas sejam repassadas para a aplicação da segunda dose.
As diretrizes apresentadas pela pasta são organizadas em dois grupos, levando em consideração o tempo restante até o término da validade das vacinas.
- Vacina da dengue com prazo de validade de até dois meses: sugere-se encaminhar as doses para municípios que ainda não participaram do programa de vacinação ou estender a imunização para pessoas na faixa etária de 6 a 16 anos;
- Vacina da dengue com prazo de validade inferior a um mês: é permitido ampliar o público-alvo para indivíduos entre 4 e 59 anos, 11 meses e 29 dias, dependendo da disponibilidade das doses – a faixa etária está alinhada com os limites estipulados na bula do produto.
Leia mais:
Caderneta de vacinação atualizada: proteja seu filho na volta às aulas