Medicina do estilo de vida é uma abordagem que visa melhorar a saúde e prevenir doenças através de mudanças no estilo de vida. Essas mudanças incluem uma alimentação saudável, exercício físico, boas noites de sono e redução do estresse.
A medicina do estilo de vida é uma forma de prevenir doenças, mas também pode ajudar a tratar doenças já existentes. Afinal, é conhecida por identificar os fatores de risco e os benefícios de mudanças nos hábitos de vida, para prevenir e tratar doenças.
Os avanços da medicina e da tecnologia nos permitem ter uma vida mais sedentária e, simultaneamente, com mais estresse. Essas mudanças têm um impacto significativo na saúde das pessoas. Dito isso, é importante ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e ter um bom descanso.
Se você quer se beneficiar com a medicina do estilo de vida, é importante se comprometer com mudanças a longo prazo. Contudo, sabemos que não é fácil adotar um estilo de vida saudável, mas com persistência e dedicação, você pode ver grandes melhorias na sua saúde.
Para começar, tente incorporar alguns dos seguintes hábitos saudáveis em sua rotina:
- Ter uma dieta equilibrada com alimentos nutritivos;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Dormir pelo menos sete horas por noite;
- Reduzir o estresse (Teste meditação);
- Beber água em abundância;
- Evitar o consumo de cigarros e álcool;
- Manter um peso saudável.
Tente incorporar esses hábitos em sua vida gradualmente e você verá grandes benefícios, na saúde física e mental. Embora a medicina do estilo de vida e a endocrinologia sejam duas coisas completamente diferentes, vemos um movimento de união bem grande.
Os endocrinologistas sempre enxergaram o estilo de vida como um importante fator na saúde, e agora mais ainda. Afinal, a medicina do estilo de vida pode ajudar a melhorar a saúde de maneira integral, prevenindo doenças e orientando o paciente quanto aos melhores hábitos para uma vida saudável.
Aqui vão algumas dicas práticas e simples para começar a mudar o seu estilo de vida com o pé direito:
- Consulte um especialista, que irá orientá-lo sobre os melhores hábitos para você.
- Não é necessário mudar todos os seus hábitos de uma vez. Comece a transformação com os hábitos que você acha mais difíceis de mudar.
- Se você não gosta de se exercitar, faça caminhadas curtas. Se você gosta de comer besteiras, troque-as por alimentos saudáveis.
- Tenha paciência com o seu processo. Com o tempo você vai perceber os benefícios da medicina do estilo de vida e vai querer mudar todos os seus hábitos.
Ademais, não se esqueça: é sempre melhor prevenir do que remediar. Cuide da sua saúde e tenha uma vida longa e saudável.
*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal