O lipedema é uma condição que afeta muitas pessoas, mas ainda é pouco conhecida. De acordo com dados do Instituto Lipedema Brasil, mais 10 milhões de brasileiras podem ter a doença e não sabem. Trata-se de um acúmulo anormal de gordura, causando inchaço, especialmente nas pernas. Além de ser uma questão estética, pode impactar a qualidade de vida.
Yasmin Brunet, influenciadora e modelo, recentemente trouxe o tema à tona. Ela compartilhou nas redes sociais, na última quarta-feira (18), os resultados de seu tratamento. Sua experiência incluiu mudanças na alimentação e acompanhamento médico especializado.
Com essas modificações, a modelo contou que perdeu 14 kg de gordura e 1 kg de massa magra sem cirurgia. A seguir, AnaMaria explica como funciona o tratamento para lipedema e o que dizem os especialistas:
Qual o melhor tratamento para lipedema?
A endocrinologista Elaine Dias JK destaca que o primeiro passo é diferenciar o lipedema da obesidade é para um tratamento eficaz. “Enquanto a obesidade envolve um excesso geral de gordura devido ao desequilíbrio calórico, o lipedema é caracterizado pela distribuição anormal de gordura, independentemente da ingestão calórica”, explica.
No caso de Yasmin, ela relatou que sua jornada teve um impacto positivo com mudanças no estilo de vida. “Eu estava super acima do meu peso, tinha compulsão [alimentar]. Comi muito lá na casa [BBB] pra aliviar o estresse e a ansiedade. Saí com 10 kg acima do meu peso, super inflamada e com o lipedema no pior que já esteve”, revelou, em outubro, em entrevista à Vogue Brasil.
A ex-BBB ainda compartilhou que os sintomas começaram a melhorar após consultas com o cirurgião vascular Alexandre Amato. “Minha perna estava com os vasos estourados, muito peso e me incomodando muito. Pela primeira vez, procurei um especialista. Sempre ouvi que o único tratamento era lipoaspiração. E por indicação da Vera Viel, fui nesse médico e ele mudou a minha vida. Isso tudo com mudanças de alimentação, testes genéticos, que descobri que tenho intolerância a glúten, lactose… Ajudou muito”, contou.
Entre os tratamentos, ela destacou a importância de uma alimentação anti-inflamatória e o papel do exercício físico. “Exercício físico fiz muito no início, mas não é uma coisa que amo fazer, inclusive preciso voltar, foquei mais em cortar o glúten, que me inflamava”, relatou a influenciadora.
Lipedema — o que é, como evitar e como tratar? Entenda a condição de Yasmin Brunet
Embora ainda não haja cura definitiva para o lipedema, abordagens multidisciplinares podem ajudar a aliviar os sintomas. “É fundamental ter acompanhamento com um endocrinologista para tratar o sobrepeso ou obesidade, que pioram os sintomas, além de terapia de compressão; drenagem linfática manual; radiofrequência; ondas de choque; alimentação anti-inflamatória e antioxidante. Em casos selecionados, a lipoaspiração também pode ser considerada”, orienta Elaine.
Ela ressalta que tratamentos estéticos podem ser úteis, mas devem ser conduzidos por profissionais experientes. O acompanhamento médico especializado é indispensável para garantir a segurança e a eficácia das abordagens utilizadas.
Leia também:
Yasmin Brunet celebra antes e depois de tratamento para lipedema