Kayky Brito está internado em estado gravíssimo após ser atropelado na madrugada deste sábado (2), no Rio de Janeiro (RJ). Novas informações da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o ator sofreu politrauma corporal e traumatismo craniano. Entenda os riscos dos diagnósticos!
POLITRAUMA CORPORAL
O médico ortopedista Alberto Gotfryd explicou, em entrevista ao G1, que politraumatismo é uma lesão grave de ao menos dois órgãos ou duas partes distintas do corpo. As causas são ações externas de natureza física (colisões) ou química (queimaduras) – sendo muito comuns em acidentes de trânsito.
Os casos de politraumatismo, também chamados de politraumas corporais, podem incluir lesões cerebrais, fraturas de ossos, lesões na coluna, hemorragias, entre outras complicações.
Dependendo da lesão, o tratamento exige manutenção das vias aéreas, cuidado com a coluna cervical, controle de hemorragias e realização de exames neurológicos para identificar se o paciente consegue se comunicar e se movimentar.
TRAUMATISMO CRANIANO
O tramatismo cranioencefálico, é uma lesão causada por um impacto na região da cabeça – também segundo Alberto Gotfryd ao G1. Essa condição também é comum em acidentes de trânsito, bem como em acidentes domésticos, agressão e prática de esportes.
As situações mais graves envolvem sangramentos, perda de consciência, dificuldade de comunicação, náusea e vômitos. O tratamento envolve o controle de hemorragias e a realização de massagem cardíaca.
Vale mencionar que Kayky Brito foi atropelado por um motorista de aplicativo ao atravessa a Avenida Lúcio Costa, próximo ao condomínio Berra Bela, altura do número 4.700. O responsável foi encaminhado à 16ª DP e ao Instituto Médico-Legal do Centro do Rio, onde não foi constatada a ingestão de bebida alcoólica.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da 1h, ao que o ator foi socorrido e levado ao Hospital Miguel Couto imediatamente. Os familiares do ator, incluindo a esposa Tamara Dalcanale e a irmã Sthefany Brito, não se pronunciaram até o momento.