Desde o primeiro capítulo de ‘Garota do Momento’, uma das personagens já indicava que tem algum problema de saúde. Com o passar da trama, isso ficou nítido. Afinal, qual a doença de Teresa (Maria Eduarda de Carvalho)?
Depois de sair de casa, Clarice (Carol Castro) buscou abrigo na casa da amiga e notou que ela tem feridas nos braços. Esse é um dos sinais de que a doença de Teresa é TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) relacionado a limpeza.
TOC: a doença de Teresa
Segundo a médica psiquiatra Vanessa Greghi, diretora do Instituto de Psiquiatria Paulista (IPP), o TOC está dentro do grupo dos transtornos da ansiedade e geralmente afeta pessoas que têm uma personalidade mais controladora. “Como a gente não consegue controlar o mundo, isso gera uma grande angústia”, explica.
Um dos sinais de que está na hora de procurar ajuda é quando a pessoa perde muito tempo com os chamados ‘rituais’. Ou seja, o paciente passa muito tempo executando, pondo em prática e indo para a ação, gerando uma ação daqueles pensamentos. É o caso de Teresa com a limpeza exacerbada.
“No caso do toque de limpeza, quando a pessoa passa muito tempo limpando a casa, começa a ter lesões na pele pelos produtos de limpeza ou pela limpeza excessiva, que tira a camada protetora da pele e gera dermatites, até lesões. Ela acaba, por exemplo, limpando aquele objeto, mesmo racionalmente sabendo que está limpo. Existe um descontrole emocional e ela não consegue deixar de executar aquela ação”, analisa Vanessa.
É possível tratar?
Sim, mas não costuma ser fácil. O tratamento é medicamentoso, embora o TOC não seja tão responsivo apenas à medicação.
“Geralmente, usamos antidepressivos em doses altas associados com antipsicóticos e ansiolíticos. Também é fundamental a psicoterapia. Em alguns casos mais graves de TOC, chega-se a ter indicação de psicocirurgia. Isso ocorre em casos extremamente graves que não respondem a nenhum medicamento disponível atualmente”, afirma a psiquiatra.
Leia mais:
Resumo de ‘Garota do Momento’ (10 a 15 de fevereiro): Beatriz vence o concurso
Comentários 1