O ato de acordar está relacionado à energia do tipo yang, segundo a milenar medicina chinesa. É a energia da ação. “Um jeito de trazê-la à tona é com uma respiração enérgica ainda na cama”, afirma a terapeuta corporal Kika Lourenço, de São Paulo. Ela sugere uma sequência de práticas:
1. Inspire e expire lenta, profunda e vigorosamente. “Essa respiração torácica ativa a circulação e estimula o despertar”, ensina.
2. Com as mãos em formato de conchas, dê leve pancadas por todo o peito. O exercício dá vitalidade e instiga a sensação de identidade – motivos pelo qual esse movimento é considerado antidepressivo.
3. Com as duas mãos, esfregue bem o rosto. “Como os pés e as orelhas, o rosto é uma zona reflexa. Ao ser estimulado, mobiliza a energia yang no corpo”, lembra Kika.
4. Para completar, sente-se na beira da cama com a coluna alongada, as pernas em ângulo de 90 graus e os pés no chão. Com as mãos em concha, dê pancadas leves na região dos rins e nos joelhos. A ideia é ativar o rim, que ajuda a dissolver os medos, e estimular as articulações dos joelhos, para que caminhemos com força e flexibilidade pela vida.
Veja também:
Aprenda a fazer uma salada com grissinis
Massagem facial para despertar e desintoxicar
Aproveite os apps para ter grana extra todo mês!