Especialistas em Otoneurologia têm observado um aumento de sintomas como tontura, zumbido e sensação de ouvido tampado associados ao consumo elevado de açúcar.
Segundo a otorrinolaringologista Milena Quadros, do Hospital Paulista, a ingestão exagerada de doces provoca oscilações bruscas de glicemia, que alteram o equilíbrio dos líquidos do ouvido interno, especialmente a endolinfa, fluido essencial para a audição e o controle do equilíbrio. “Essa oscilação pode comprometer o funcionamento das células sensoriais da cóclea e do labirinto”, explica a médica.
Tanto a hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) quanto a hipoglicemia reacional (queda rápida após um pico) podem desencadear sintomas.
Enquanto o excesso de glicose prejudica as células do ouvido interno, a queda abrupta reduz o aporte energético ao sistema nervoso, causando fraqueza, vertigem e intensificação do zumbido.
Milena alerta ainda que pessoas com diabetes, síndrome metabólica, enxaqueca ou doença de Menière são mais sensíveis às variações glicêmicas e podem ter crises exacerbadas quando há desregulação metabólica.
A recomendação dos especialistas é manter a glicemia estável ao longo do dia, reduzindo o consumo de açúcares simples e ultraprocessados e priorizando uma alimentação rica em fibras, proteínas e carboidratos complexos. Em casos persistentes, a avaliação com um otorrinolaringologista é fundamental, com possível encaminhamento para acompanhamento metabólico.
“Tontura e zumbido nem sempre refletem apenas um problema no ouvido, muitas vezes, são o resultado direto da forma como o corpo reage ao que comemos”, finaliza.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1497, de 28 de novembro de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.








