Parecia apenas uma espinha, mas se revelou um câncer de pele no rosto da empresária Fabiana Amorim, de 53 anos. Ela percebeu uma manchinha na testa, mas demorou para buscar ajuda médica por achar que era algo passageiro.
Após o alerta de uma amiga, decidiu procurar um dermatologista e recebeu o diagnóstico do tipo mais comum da doença. “Surgiu uma pinta na minha testa que parecia uma espinha e eu achei que ela fosse sumir e fui deixando”, contou Fabiana em entrevista ao portal Terra.
Ela ainda tentou espremer a mancha e esperou que a crosta cicatrizasse, o que também não aconteceu. “Quando ela não sumiu, eu tentei espremer e aí deu casquinha. Pensei que quando a casquinha sumisse, a mancha sumiria também, mas isso não aconteceu”, continuou.
Sem dar importância ao sinal, ela seguiu com a rotina até ouvir o alerta de uma amiga diagnosticada com câncer de pele. “Minha amiga me falou que estava com câncer de pele e que qualquer manchinha, pintinha, poderia ser um sinal. Me assustei”, revelou Fabiana.
O diagnóstico de carcinoma basocelular
Ao consultar um dermatologista, Fabiana recebeu o diagnóstico de carcinoma basocelular em junho deste ano.
“Fiquei desesperada. Por mais que a gente saiba que de todos os carcinomas este é o mais ‘tranquilo’, eu fiquei preocupada, ainda mais por ser na testa”, disse ela.
Esse tipo de câncer de pele é o mais comum no Brasil e no mundo. A boa notícia é que costuma ter um bom prognóstico quando detectado precocemente. Segundo dados do Ministério da Saúde, representa 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.
Fabiana fará a cirurgia para remoção do tumor no dia 29 de julho. Os médicos também verificarão se há extensão além da área visível. A empresária também agendou, no mesmo procedimento, uma consulta com o cirurgião plástico, por não saber quanto da pele precisará ser retirada.
Desde que foi diagnosticada, Fabiana tem usado suas redes sociais para dividir a experiência e esclarecer dúvidas. “Depois do choque ter passado, eu fui pesquisar, ler e ver para entender. Hoje estou de férias, com meu filho, na Flórida”, explicou.
Ela volta ao Brasil direto para a cirurgia. “Assim que eu voltar, a cirurgia já está agendada. Eu já agendei também o cirurgião plástico no mesmo procedimento, porque eu não sei o tanto que vai precisar cortar de pele”, finalizou.
Ver esta publicação no Instagram
Resumo: A empresária Fabiana Amorim, de 53 anos, descobriu um câncer de pele após notar uma mancha na testa que parecia uma espinha. O diagnóstico foi de carcinoma basocelular, tipo mais comum da doença. Ela fará cirurgia no fim de julho e tem usado as redes sociais para conscientizar outras pessoas.
Leia também:
Fabiana Justus revela ter induzido menopausa após leucemia; entenda