Conhecida pela beleza e talento, Érika Januza usou sua conta no Instagram, na última semana, para revelar aos fãs qual é a parte de seu corpo que mais a incomoda: as axilas.
“Falar de batom é fácil, negócio de perfumaria é mole… Quero ver expor o problema, falar da ferida aberta: axila escura! Tenho as axilas escuras e isso me incomoda”, revelou a atriz em um vídeo publicado em seu perfil na rede social.
Érika contou ter começado a reparar na pele mais escura quando gravou a série ‘Subúrbia’, da TV Globo, em 2012. No entanto, ressaltou que este aspecto de seu corpo começou a incomodá-la realmente agora.
“É mais escura que o tom da minha pele. A da minha mãe é mais uniforme, o mesmo tom da pele. Expus meu problema”, desabafou.
MAS O QUE CAUSA ESSAS MANCHAS?
De acordo com o dermatologista Gustavo Saczk, formado pela Universidade Federal do Paraná, essas manchas são causadas por traumas locais, em decorrência de anos de depilação com cera e aparelho de barbear.
O médico explica ainda que o sobrepeso também é um dos fatores que contribui para o aumento do atrito nas axilas, causando o seu escurecimento.
Vale lembrar que as manchas costumam aparecer principalmente em pessoas de pele morena e negra, pois elas têm tendência à hiperpigmentação.
“Caso a mulher use cera quente ou tenha reações frequentes quando utiliza o aparelho de barbear, o mais indicado seria o laser para depilação. Além disso, indico também trocar o desodorante em aerosol por cremes e evitar qualquer forma de trauma local. Lembrando que hidratantes após o banho melhoram a qualidade da pele”, afirma.
Ainda sobre os cuidados, Gustavo faz um alerta: “Atenção aos produtos que prometem clareamentos milagrosos. O melhor no caso de clareamento para qualquer parte do corpo é ter um tratamento dermatológico correto”.
DESODORANTES CLAREADORES FUNCIONAM?
Atualmente, é possível encontrar no mercado diferentes marcas de desodorantes que prometem clarear as axilas. Sobre estes produtos, o médico diz que até podem ajudar, mas de forma auxiliar.
“Desodorantes com componentes clareadores podem ser usados junto com o tratamento ou isolados. Em manchas leves, podem resolver o problema ou amenizar”, explica.
TRATAMENTO
Para cuidar deste tipo de mancha, o especialista pode indicar desde o uso de dermocosméticos clareadores até a realização de peelings e lasers. Ainda pode ser prescrito o uso de ativos tópicos clareadores. Segundo Gustavo, é preciso avaliar cada caso de forma individual.
“Iniciamos o tratamento com clareadores em cremes, podendo também fazer uso de lasers e até peelings específicos, tanto para axila como para a região íntima, que muitas vezes também causa constrangimento. Cada caso é um caso e tem sua indicação específica”, ressalta.
A boa notícia para quem pensa que ter axilas sem manchas custa caro, é que existem tratamentos para todos os bolsos:
“Os creme clareadores são a estratégia mais em conta, com resultados vistos a partir do primeiro mês de aplicação. Em segundo temos o peeling, que precisará de sessões múltiplas para entregar um resultado. Geralmente recomendo cinco sessões com intervalos de 15 dias”.
O profissional completa dizendo que, dentre os três tipos de tratamento, o procedimento mais caro é o laser. “São feitas sessões mensais até o clareamento completo. Porém, muitas vezes uso mais de uma dessas armas ao mesmo tempo para combater o escurecimento axilar”, conclui.
[[iframe width=”770″ height=”400″ src=”https://www.youtube.com/embed/MzoF4Tfmn2c” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]