Aos 51 anos, Edu Guedes revelou que foi diagnosticado com câncer de pâncreas e precisou passar por uma cirurgia no último fim de semana. Em um vídeo publicado no YouTube na última quarta-feira (9), o apresentador contou que descobriu a doença após uma série de complicações renais.
O tumor foi localizado na cauda do pâncreas, região considerada menos crítica, e foi identificado em estágio inicial, com altas chances de cura. Segundo Edu, os primeiros sinais do problema surgiram em abril, quando sentiu fortes dores nas costas e percebeu sangue na urina durante treinos para uma corrida em Interlagos.
Ele achou que se tratava de mais uma crise de cálculo renal, algo recorrente em sua vida, e não procurou atendimento imediato.
Em junho, a situação se agravou. Durante um almoço com o amigo Pedrinho Aguiar, ele quase desmaiou no banheiro e pediu para que o levasse ao pronto-socorro. “Já sabia o que era, porque quando você tem essa crise, você já sabe o que é, dói tudo. Parece até que você está tendo algum tipo de ataque cardíaco, que o teu peito dói, tudo dói, enfim, a dor é muito forte”, explicou.
Diagnóstico precoce e cirurgia
Após exames detalhados, foi detectado um tumor no pâncreas – tipo que geralmente é silencioso e só apresenta sintomas em estágio avançado. “Estava na cauda do pâncreas, área menos crítica. O dr. Marcelo Bruno Rezende fez uma cirurgia de 6 horas, retirando parte do órgão, nódulos vizinhos e o baço. Foram quatro cirurgias em 15 dias, mas saio vivo e grato”, detalhou Edu.
O apresentador, que está internado no hospital Einstein Morumbi, se emocionou ao agradecer o carinho que tem recebido. “Minha recuperação foi mais rápida também por causa desse amor todo. Obrigado por me lembrarem que a vida vale cada segundo”, disse ele, citando especialmente o apoio da esposa Ana Hickmann.
Em uma publicação nas redes sociais, a apresentadora deixou uma mensagem aos fãs que se preocuparam com a saúde do marido: “Algumas notícias chegam como uma tempestade, nos pegam desprevenidos e nos fazem mudar a rota de repente. Mas maior do que o medo, são a fé e a certeza na cura. O Edu e eu agradecemos o apoio de cada um que enviou mensagens de carinho e orou por ele.”
“Esse momento delicado que estamos passando é apenas o recomeço de uma vida saudável e feliz que voltaremos a viver em breve!!! Continuem rezando por ele, isso faz toda a diferença. Muito obrigada”, ela completou.
Os dois são casados no civil desde maio e se preparam uma cerimônia religiosa no interior de São Paulo. Internado e em recuperação, Edu prometeu voltar em breve com novas atualizações sobre sua saúde. “No próximo vídeo, estarei melhor”, finalizou.
Resumo: Edu Guedes revelou que foi diagnosticado com câncer de pâncreas em estágio inicial após sentir dores nas costas e confundir os sintomas com uma crise renal. Ele passou por uma cirurgia de seis horas para retirar parte do pâncreas, nódulos e o baço. O apresentador agradeceu o apoio da família, dos fãs e da equipe médica.
Leia também:
Pancreatectomia robótica: entenda o procedimento realizado por Edu Guedes