Implantes de silicone, lipoaspirações e preenchimentos labiais sempre foram rotineiros nas vidas das famosas. Apesar disso, a demanda de procedimentos estéticos entre homens está cada vez mais alta. Mas qual o motivos desta procura dos famosos, como os casos de Stênio Garcia e Eliezer?
Para responder tais dúvidas, AnaMaria Digital conversou com o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS), Daniel Botelho. O especialista garante que o aumento na demanda reflete uma evolução na mentalidade masculina em relação ao autocuidado.
Conforme o especialista, essa tendência está intimamente ligada ao aumento das preocupações com a aparência e autoimagem: “Hoje, mais do que nunca, os homens estão adotando a ideia de cuidar de si e da própria aparência, sem deixar se afetarem por estigmas de gênero”, ressalta.
No caso de Stênio, ele escolheu fazer a harmonização em busca de trabalhos no audiovisual: “Não fiz harmonização para ficar bonitinho, fiz para voltar a trabalhar. Sinto que as minhas expressões ficaram mais leves e até melhorou na articulação da fala”, falou na época.
E ele não é o único a investir em uma cirurgia plástica: nos últimos anos, o Brasil testemunhou um notável aumento no número de procedimentos realizados em homens, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Enquanto em 2018 apenas 5% dos procedimentos foram realizados em pacientes do sexo masculino, em 2023, esse número saltou para impressionantes 30%.
PROCEDIMENTOS MAIS POPULARES
As operações mais populares entre os homens são: a lipoaspiração de alta definição – também conhecida como Lipo HD – a rinoplastia, e a cirurgia de ginecomastia, a retirada dos seios masculinos.
Eliezer foi um dos adeptos à rinoplastia, e dividiu a experiência com os seguidores. O ex-BBB, que realizou duas harmonizações faciais, também fez implantes de cabelo e barba. Confira o antes de depois do influenciador aqui.
MUDANÇAS DE HÁBITO
O médico destacou que muitos de seus pacientes tiveram uma mudança nos hábitos alimentares e físicos após o procedimento. Exercícios e alimentação equilibrada, por exemplo, são apostas dos pacientes a fim de prolongar os efeitos da lipoaspiração.
No entanto, ele adverte que atividades físicas intensas não podem ser praticadas logo após os procedimentos: “Em cerca de duas semanas após, as atividades aeróbicas – como caminhadas – já estão liberadas. Para atividades mais intensas, como a musculação, é necessário esperar por aproximadamente 30 dias para garantir uma recuperação adequada”.