Entre provas, discussões e ‘jogos da discórdia’, Viih Tube também está enfrentando um belo de um problema fisiológico no ‘Big Brother Brasil 21’: a constipação intestinal. Tanto que chegou a ir até o confessionário e pedir socorro para a produção. “Gente, não queria encher o saco, mas eu não fiz cocô. Eu não consigo mais não fazer cocô, gente. Eu tô sendo muito sincera”, admitiu.
Esta foi a segunda vez que a sister solicitou medicamentos. A primeira leva não foi suficiente para resolver a questão. A situação é comum em pessoas que estão em uma fase aguda de estresse ou passaram por alguma mudança na rotina, como uma viagem – ou, no caso de Viih, um confinamento em reality show.
De acordo coma nutróloga Fernanda Cortez, pós-graduada pela Associação Brasileira de Nutrologia, o intestino está muito ligado ao cérebro, uma vez que ele possui muitas terminações nervosas. “Chegamos a dizer que o órgão é o ‘segundo cérebro’ do nosso corpo. O emocional interfere muito”, ressalta.
O QUE É A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL?
Também conhecida como ‘prisão de ventre’ ou ‘intestino preso’, a constipação é uma alteração no funcionamento do intestino, que leva o paciente a ter uma frequência evacuatória menor do três vezes por semana. Vale lembrar que o ideal é que uma pessoa vá ao banheiro para fazer o “número 2” pelo menos uma vez por dia.
A constipação também pode afetar a consistência fecal (endurecimento ou eliminação dolorosa), embora essas queixas sejam menores. A pessoa com o problema também pode sentir muita dor abdominal e, inclusive, ter um maior nível de irritabilidade.
Hábitos nocivos, como a baixo consumo de água, pouca ingestão de fibras e falta de atividades físicas favorecem a constipação. Somados ao estresse, isso aumenta, e muito, as chances de se desenvolver o problema.
Segundo Fernanda, a ‘prisão de ventre’ costuma ser muito comum em idosos. Afinal, com o envelhecimento, diminuem-se os movimentos do intestino que auxiliam o transporte do bolo fecal. A queda na frequência de evacuações é uma queixa mais comum em indivíduos com idade superior a 65 anos, nos quais a prevalência pode atingir 15% a 20%, em geral, podendo chegar a 50% em idosos institucionalizados, de acordo com um estudo realizado em 2008 pela ‘BMC Gastroenterology’.
Em outro trabalho, do Departamento de Nutrição do Centro Universitário de Sete Lagoas, Minas Gerais, é possível verificar outra afirmação importante da nutróloga: no sexo feminino, o problema é mais comum. Os pesquisadores entrevistaram com 62 idosos do município, e 86,3% das mulheres têm prevalência na constipação – contra 13,7% dos homens.
COMO EVITAR?
No geral, é importante manter um estilo de vida saudável. Fernanda indica três pontos principais:
- Beber cerca de 2 litros de água por dia.
- Criar uma rotina ativa, com atividades físicas ao menos 3x por semana. Os exercícios estimulam o trânsito intestinal.
- Ingerir cerca de 25-30g de fibra por dia, a partir de cereais integrais, frutas, verduras e legumes. Como esse nutriente não é absorvido pelo corpo, ele aumenta o bolo fecal e, consequentemente, favorece o trânsito dele pelo intestino.
Em último caso, o médico pode receitar medicações e laxantes – como no caso da Viih Tube. Agora, resta torcer que essas informações cheguem a sister e ela possa se livrar desse sintoma – mantendo sua concentração apenas no jogo.