Você já ouviu a expressão “se a vida te der um limão, faça uma limonada”? A frase figurada faz ainda mais sentido quando o assunto é saúde. A fruta tem diversas ações terapêuticas e é importante aliada no combate a diversas doenças.
Segundo o professor e naturopata Daniel Alan Costa, o limão é um estimulante do processo digestivo e do metabolismo: “Ele tem ainda propriedades que ajudam na fixação de minerais pelo organismo, além de atuar como antibiótico natural e excelente desintoxicante”, explica.
Doenças como asma, bronquite, gripes, infecções pulmonares, úlceras, refluxos e até dermatites podem ser tratadas com o alimento. “Há ações comprovadas também na prevenção de trombose, embolia e infarto”, completa o especialista.
Tem mais: muito além da água com limão, famosa mistura que tem conquistado cada vez mais adeptos de uma dieta emagrecedora, há diversas combinações com a fruta que beneficiam ainda mais a saúde.
“Devido a grande concentração de ácido cítrico, o limão potencializa a ação dos alimentos ricos em minerais, como os vegetais verdes. E usá-lo no molho das saladas, verduras, legumes e alimentos crus faz muito sentido”, reforça Alan.
Saiba mais sobre o bem que o famoso azedinho faz para o corpo e aprenda cinco receitas que auxiliam desde os cuidados com o sistema imunológico e controle do colesterol até o combate da insônia, depressão e ansiedade. Tudo de bom!
TERAPIA ALTERNATIVA
Além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias enfermidades, o limão também ajuda a afastar o desânimo e a ansiedade, resgatando de forma sutil o bem-estar e a alegria de viver. Por isso, hoje é comum seu uso em florais e aromaterapia como forma de reequilibrar o organismo e a mente.
VOCÊ SABIA?
É fato já reconhecido pelas várias medicinas – popular, xamânica, ortodoxa e alternativa – que, independentemente da forma terapêutica usada (sucoterapia, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc), o consumo diário do limão melhora consideravelmente a capacidade de concentração mental, da memória e da visão.
ALERTAS
É importante lembrar que o limão é um tratamento alternativo e não substitui o tratamento alopático e as recomendações médicas. Também não garante a cura. Trata-se apenas de uma possibilidade de ajuda para o organismo. Sempre que manusear o limão, lave bem as mãos com água e sabão para evitar manchas na pele quando se expor ao sol.
O LIMÃO É UMA FARMÁCIA!
- Ajuda a tratar a prisão de ventre, pois estimula o intestino, especialmente se tomado com água morna logo em jejum.
- Desintoxica o organismo, ajuda a emagrecer e melhora a aparência da pele.
- Protege os órgãos de doenças degenerativas e infecções como candidíase, já que diminui a acidez do sangue.
- Acelera o processo de cicatrização por ser rico em vitamina C.
- Diminui o inchaço e a pressão arterial devido às suas propriedades diuréticas.
- Alivia a dor da gota ou reumatismo graças às suas propriedades anti inflamatórias.
- Previne o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidantes.
- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer porque tem em sua composição elementos funcionais conhecidos como limonoides.
- Trata a anemia, uma vez que aumenta a absorção de ferro dos alimentos.
ADEUS, GORDURINHAS
Segundo os ensinamentos da medicina ayurvédica (ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade), o limão é um laxante suave e ótimo estimulante do processo digestivo.
Usado com moderação e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ajuda até a emagrecer ( 100 g de limão possui apenas 25 calorias):
- Passe pela centrífuga ou bata no liquidificador 2 limões (polpa e casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome em jejum diariamente por sete dias. Pule uma semana e repita o tratamento.
- No liquidificador, bata 1 xícara (chá) de talos e folhas de erva-doce, 2 limões descascados (1 deles com partes da casca), 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Coe e sirva. Tome por 21 dias, dê um intervalo de uma semana e, se desejar, repita o processo.